Deixou de ser publicado nos primeiros anos da década de 80 (concorrência?). Do início (1908) até os anos 40 destinou-se a fornecer horários de trem do país todo! Onde havia uma linha férrea, lá estavam os horários de movimentação dos trens (que coisa, né?). Só nos anos 50 passou a ser, também, guia das cidades de S.Paulo e do R. de Janeiro (vendido separadamente em cada uma delas), com mapas de ruas como os guias atuais. Já no final de sua existência a tiragem foi transformada, de mensal, para anual.
De 1964:
De 1937:
8 comentários:
Bom, o guia Levi começou realmente em 1897 e não em 1908. Terminou mensal em 1984 - desde 1980 era mensal. Tenho vários. Não tenho, infelizmente, esse do qual v. postou a capa. Abraços - Ralph
Valeu, Ralph. Grato pelas observaçoes. Grande abraço
Seria possivel hoje comprar em algum sebo seja do Rio ou Sao Paulo ?
Se alguém puder ajudar o Carlos Antonio seria ótimo.
O Guia Levi era o Vademecum para quem queria "navegar" na Capital Paulista
sem precisar perguntar a ninguem (do tipo "quem tem boca vai a Roma")...
Meu pai tinha um (no interior) dos anos 1950 e eu "viajava" nele sem sair
de casa, conhecendo muita coisa da capital sem precisar sofrer...
Até hoje tenho um (Julho de 1978) ja com mapas parciais e totais de SP
apesar de não ser tão claro quanto um Mapograf ou 4 rodas mas na época informava
muito bem especialmente horario de trens!
Abraços aos saudosistas!
Aprendi a pegar ônibus, metrô e trem sozinho aos 14 anos, me baseando no Guia Levi.
Cheguei a ter três exemplares do Guia Levi: janeiro/76, dezembro/77 e setembro/79 (já com a numeração atual das linhas de ônibus de São Paulo, implantada em 78, com o início do sistema "saia-blusa").
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