Foi uma versão econômica do FUSCA que a Volkswagen lançou aqui em 1965. Mas não foi exclusividade nossa: a empresa fez isso também em outras partes do mundo (até nos Estados Unidos). Embora "Pé de Boi" tenha marcado muito o fusca, essa estratégia não foi só da Volks. O Gordini, o Simca e a Vemaguete também tiveram sua versão "pelada".
A lógica era essa: a simplificação ao máximo levaria ao barateamento do modelo e, consequentemente, ao aumento das vendas (principalmente nas zonas rurais e cidades do interior do país). Para isso, a idéia foi tirar os cromados e outros itens "supérfluos" do acabamento e do interior do carro.
No lugar de peças cromadas, peças pintadas de branco. Os frisos desaparecem. A forração interna é desnecessária. Ar quente é bobagem. Aglomerado de papelão na forração das portas fica bom. Pra que garras no pára-choque ? Apenas uma saída do escapamento é suficiente (eram duas).Tampa no porta-luvas é dispensável e marcador de combustível idem.
Outros detalhes também foram afetados no afã de reduzir custo. O governo federal deu vantagens tributárias, uma vez que o programa permitiria que camada maior da população tivesse veículo.
Mas.... esse fusca não fez o sucesso que esperavam, mesmo mais barato.
Ele não pode ser comparado, nem de longe, com os chamados "populares" dos dias de hoje.
Abaixo, fusca "pé de boi" de 1966.
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