terça-feira, 15 de junho de 2010

IMAGENS - Escola: Cartilha Sodré

Mais uma homenagem à obra "Coleção Sodré", da professora Benedicta Stahl Sodré, que alfabetizou e iniciou na leitura milhões de brasileirinhos nos anos 40, 50 e 60 (e até depois). Na época, os professores tinham liberdade de escolher o livro didático com que trabalhariam. Por isso,não era difícil encontrar, numa mesma escola, classes aprendendo com a "Sodré" e outras com a, também antológica, "Caminho Suave".
A Cartilha Sodré foi produzida (com atualizações) até os anos 80. Constituiu-se num instrumento de ensino valiosíssimo, num tempo em que os recursos áudio-visuais eram inexistentes. Resumiam-se eles aos cartazetes das próprias cartilhas (que ficavam pendurados nas paredes, acima das lousas).
Os que foram alfabetizados com a Sodré devem-se lembrar de "A pata nada". Os comportados alunos repetiam em voz alta, como num coral, as frases da lição, comandados pela professora. Era a associação do som com as letras. E funcionava! O método da "Caminho Suave" não era diferente.
O livro de alfabetização (a cartilha propriamente dita) era de cor verde claro. Para os já alfabetizados eram direcionados outros livros (por isso era uma "coleção") com capas de tonalidades azul, marrom e rosa. Estes destinavam-se à leitura e interpretação de texto.
Em todos os volumes a menina de tranças estava sorrindo na capa.













Mais aqui, aqui e aqui.


38 comentários:

  1. rsrsrsr sei ler graças a esse livrinho :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro de certas páginas como se fosse hoje. 60 anos já se vão.

      Excluir
  2. É isso aí, Rosa. Mais uma vez obrigadão pela simpatia de seu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Este "livrinho" me remete para o ano de 1963, a primeira professora Dona Lurdinha (Maria de Lurdes Reis da Costa, se não me engana a memória da cidade de Tietê-SP), o galpão de madeira do Segundo Grupo Escolar do Bairro do Rio Pequeno - São Paulo, onde hoje está instalado o "Grupo Escolar Daniel" - na mesma avenida José Jaoquim Seabra..
    Lá se vai quase meio século de lembranças...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim me remete par o an de 1956 quando estudei o 1° ano escolar
      Gostaria de poder folea - lá novamente

      Excluir
  4. Grato pela visita, Samuel.Com certeza o Blog vai lhe proporcionar viagens maravilhosas ao Passado, como essa que você reviveu.Um abraço

    ResponderExcluir
  5. AMEI... GOSTARIA DE SABER SE É POSSIVEL E ONDE ADQUIRIR UM EXEMPLAR DA CARTILHA SODRE.

    ResponderExcluir
  6. Pretha,
    Agradeço a visita. Volte sempre (todo dia 15 e 30 uma nova "edição") e não deixe de viajar pelo acervo acumulado do Blog.
    Qto. à aquisição só posso dizer que tiro as imagens da web aleatoriamente. Em todo caso, tente no site www.mercadolivre.com.br.
    Abração

    ResponderExcluir
  7. você não tem uma para escanear e disponibilizar para download?
    grato.
    flávio moreira
    ipatinga-mg

    ResponderExcluir
  8. Flávio,
    Obrigado pela visita e comentário. Não posso te ajudar. Se tivesse um exemplar, mandaria uma cópia com prazer. Infelizmente não tenho.
    Abração

    ResponderExcluir
  9. "blcamargo"!
    Bom dia!
    Meu nome é Salomao.
    Em primeiro lugar meu muito obrigado por este blog, o seu trabalho com certeza fará com que muita gente sinta saudades do tempo de criança.

    Aprendi ler nesta maravilhosa cartilha lá pelos anos 60, quando as crianças eram totalmente puras em toda sua plenitude, respeitosas, e comprometidas com os estudos, obedientes aos pais, tios, avôs e até mesmo aos vizinhos. Abraços

    ResponderExcluir
  10. Eu é que agradeço, Salomão.Minha intenção é justamente essa.
    Meu pequeno trabalho é, também, uma homenagem a todos aqueles que contribuiram para nos tornarmos (muitos anos depois) cidadãos de BEM!
    Abração e volte sempre.

    ResponderExcluir
  11. Oiii, fui alfabetizada com esta cartilha, nao a tenho mais e gostaria de ter um exemplar para - tentar - alfabetizar uma funcionaria da fazenda onde moro. Vc pode me ajudar a encontrar uma?
    Eliana

    ResponderExcluir
  12. Oi, Eliana.
    Grato pela visita. Quanto à cartilha só posso sugerir que entre em algum site de "sebo" na internet (ex: "sebo do messias", "a traça" e muitos outros). Outra dica é entrar no site "mercado livre" no setor de cartilhas ou livro escolar. Espero ter ajudado. Volte sempre. Abraçao.

    ResponderExcluir
  13. Aprendi a ler nessa cartilha no ano 1954 no Grupo Escolar Coronel Vaz em Jaboticabal ,SP. Professora foi a D. Nina Rea .
    Inesquecível essa primeira página com a pata nadando!
    Grato por esse momento de lembrança da minha infância!

    ResponderExcluir
  14. Valeu, Rinaldo. Agradeço muito sua visita e comentário. Volte sempre. Recordar momentos felizes nos traz alegria no coração. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2011/11/cartilha-de-alfabetizacao-sodre-sthal.html estou te enviando este site pois tem a cartilha sodré todo baixar. bjs

    ResponderExcluir
  16. Agradeço a visita e a gentileza de disponibilizar aos leitores material sobre esta inesquecível cartilha. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Muito bom ver aqui a Cartilha Sodre. Tenho saudades. Eu fui alfabetizado aos seis anos nesta cartilha, por minha mãe enquanto passava roupas e cuidava de outros afazeres domésticos.

    ResponderExcluir
  18. Valeu! Grato pela visita e simpático comentário. Grande abraço. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  19. Eu fui alfabetizado por ésta cartilha sodré em 1961 no bairro Rudge Ramos em São Bernardo do Campo na Escola "Professor Otílio de Oliveira" com a professo japonesa que se chama Mikiko, que sudades daquele tempo agora vou completar 58 anos de idade.

    ResponderExcluir
  20. Muito bom! Volte sempre para este lugarzinho de recordações. Abração.

    ResponderExcluir
  21. Ola pessoal, gostaria muito de ter a cartilha sodre, pois fez parte da educação da minha mãe a muitos anos atraso.
    Porém o link, para download não esta mais disponível e caso alguém tenha, deixo meu email para contato.
    plomanzano@hotmail.com

    Abs

    ResponderExcluir
  22. ADORARIA ENCONTRAR ESTA CARTILHA. EMBORA TENHA SIDO ALFABETIZADA COM ELA TENHO. RECORDAÇÕES RUINS DA PROFESSORA MARIANA QUE NÃO PERMITIU QUE EU FOSSE CANHOTA, PENSANDO QUE ELA NÃO ESTAVA VENDO, PARA TIRAR O ATRASO DE UM DITADO COMECEI ESCREVER COM A DIREITA. COM UMA RÉGUA ENORME ELA LEVANTOU O MEU BRAÇO QUE O MEU LAPIS VOOU.

    ResponderExcluir
  23. Pois é. Quanto à cartilha, você encontra em sebos grandes (os da internet são mais fáceis). Quanto à escola daqueles tempos, qual criança não teve momentos de extremo stress, não é mesmo? No segundo ano do primário(lá pelos idos de 1959)tive professor que chamava um determinado aluno (mais lento) de "toupeira", ao invés do nome. Pode?
    Dois exemplos de atitude que estrapolavam, em muito, o bom senso e outros deveres dos mestres para com a criançada. Mas... bola prá frente! Grato pela visita e rico comentário. Abração.

    ResponderExcluir
  24. Loide da Silva Pinto1 de maio de 2013 às 22:56

    Aprendi a ler na cartilha Sodré no ano de 1956 com a professora Elza no Grupo Escolar Rural Alberto Torres no Butantã-SP, vendo essa cartilha me trouxe saudades.
    Loide da Silva Pinto Osasco-SP

    ResponderExcluir
  25. Loide da Silva Pinto - Osasco/SP1 de maio de 2013 às 23:07

    Aprendi a ler usando a cartilha Sodré no ano de 1956 no Grupo Escolar Rural Alberto Torres, Butantã - SP. Ao ver a cartilha senti muitas saudades. Loide da Silva Pinto - Osasco - SP

    ResponderExcluir
  26. Grato, Loide, pela visita e comentário. Este cantinho é para isso mesmo: evocar coisas gostosas do Passado. Volte sempre. Abração.

    ResponderExcluir
  27. bons tempos em que o ensino era eficiente e o aluno aprendia.

    ResponderExcluir
  28. CARAMBA! AO ENCONTRAR NO FACEBOOK MINHA PRIMEIRA PROFESSORA, QUIZ COMENTAR CITANDO O NOME DA PRIMEIRA CARTILHA (SODRÉ). RECORRO AO GOOGLE PARA CONFIRMAR, E ENCONTRO ESTA MARAVILHA. VIAJEI AO ENCONTRO DA INFÂNCIA, MEUS SETE ANOS, EM 1959. AGRADEÇO À AUTORA DESTE MARAVILHOSO RESGATE. ABRAÇO.
    ODILON RAMOS - SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA - RS

    ResponderExcluir
  29. Que maravilha, ver aqui a cartilha Sodré, não conseguia lembrar como fui alfabetizada, agora vendo-a tudo veio a memória, então graças a ela sempre gostei muito de ler e até me tornei professora alfabetizadora por muitos anos, hoje estou aposentada mas sinto saudades do ofício, sempre que convidada leio história na creche para os pequenos. Amo muito isso!!!!

    ResponderExcluir
  30. Fui alfabetizado com a cartilha Sodré, minha mãe ficava comigo no colo, e quando meu pai comprou a cartilha, eu e minha mãe juntos ficávamos folheando toda ela, aprendi muito com essa cartilha, são muitas saudades do ano de 1982.

    ResponderExcluir
  31. Beijamim Chiarello Netto2 de novembro de 2019 às 15:13

    Recordo-me com muita saudade dessa Cartilha Sodré, de sua primeira lição da Pata, isso, foi no ano de 1953, na Escola Mista Municipal da Fazenda Bom Jesus, Distrito de Igaçaba, Município de Pedregulho e da minha inesquecível Professora Dona Antônia de Faria. Saudades!
    Beijamim Chiarello Netto

    ResponderExcluir
  32. Eu também foi alfabetizado com essa Cartilha na Escola Mista de Ajapi

    ResponderExcluir
  33. Aprendi a ler com essa cartilha com 5 anos
    No ano de 1970,lembro que meus pais me colocaram para fazer pré primário
    Tenho boas recordações

    ResponderExcluir
  34. Ótima para alfabetização,ainda tenho a minha,de 1959, só está sem a capa

    ResponderExcluir
  35. Meu nome josafat fais fui alfabetizado na fazenda Santa Eliza município de dourado do primeiro na terceiro ano comecei aos 6 anos em1952. Hoje aos 76 anos ainda trago na lembrança as maravilhas desse livro.

    ResponderExcluir
  36. O Instituto Butanta tem um projeto
    Va ate la se estudou qdo escola era Grupo Escolar "Rural" Alberto Torres.
    Na Av. Vital Brasil - Butanta
    Leve seu depoimento e fotos.

    ResponderExcluir

Aguardo seu comentário.