Dos "Laboratórios Fontoura", foi importante instrumento de propaganda e prestação de serviço, que levava um pouco de leitura aos brasileiros, principalmente, dos lugares mais recônditos do interior do país.
Teve seu auge nos anos 50 e 60, embora tenha sido criado bem antes (anos 20) e continuado até bem depois (início dos anos 80).
Trazia, entre outras matérias, informações úteis (ex: fases da lua), conhecimento (ex: biografias, descobertas), lazer (ex: curiosidades, piadas, horóscopo), práticas do lar (ex: culinária, "simpatias", "dicas") e técnicas básicas de lavoura (ex: época de plantio, cuidados especiais).
(este é de 1956):
A estratégia de atrair os leitores, potenciais consumidores, transformou o Biotônico em campeão de vendas, por décadas.
Tudo começou em 1920 com o enorme sucesso do livreto "Jeca Tatuzinho" (veja matéria aqui). Pouco depois surgia o Almanaque Biotonico, também distribuído de graça (brinde) nas farmácias de todos os cantos do país.
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