O Prof. Antonio José Borges HERMIDA foi outro importante autor de livros didáticos, que eram utilizados, principalmente, no velho ginásio.
Seus livros de História do Brasil eram dos mais adotados nas escolas brasileiras, nos anos 50 e 60. Faziam intensivo uso de ilustrações e mapas (o que não era muito comum na época) como facilitadores da aprendizagem.
HERMIDA escreveu seu primeiro livro didático em 1945 e continuou até 1995, quando faleceu. Eis uma pequena parte de sua vasta obra:
1957
1959
1963
11 comentários:
essa viagem no tempo é uma senhora viagem, faz voltar tanta coisa por uma foto, abre um leque de momentos vividos com uma intensidade única naquele tempo!!!!
Agradeço a visita e o comentário. O objetivo é esse mesmo: uma saudável viagem ao Passado. Um abraço.
Que maravilhosa viagem nesse túnel do tempo que me levou a Borges Hermida!... Cada livro seu de História me ajudou a compor um pouco de minha história! Estudei em todos eles, nos idos 60! Saudades...
Valeu! Agradeço a visita e comentário. Grande Abraço.
Que boa recordação! Na minha época não já não adotavam esses livros na escola, mas em casa tinha um exemplar de Compêdio de História do Brasil de Antônio José Borges Hermida. Ficava encantado em ver o livro que era ricamente ilustrado!
Obrigado pela visita e belo comentário. Abração. Volte sempre.
Hoje me veio á mente o nome de Borges Hemida. Entrei no Google e encontrei ótimos depoimentos neste blog. Qta saudade do tempo que eu ia para a biblioteca pública pesquisar assuntos de História do Brasil. Este livro era referência na época.
Revivi todas as lembranças do meu tempo de estudante! Tempo em que realmente aprendiamos! Fiz uma viagem no tempo! Muito bom!
Foi meu professor no Ginásio Brigadeiro Schorcht, em 1959, situado em Jacarepaguá, então zona rural do Distrito Federal. Avaliem o padrão do ensino público na época.
Fui aluno do Prof Borges Hermida no Colégio Pedro II de São Cristovão, na época internato. Durante 3 anos do ginásio tive a honra de ser seu aluno e estudar em seus livros. Isso foi entre 1963 e 1966. Era um professor folclórico, que nos dias de prova colocava a cadeira em cima da mesa e ficava lendo jornal com um buraco. Quando descobria alguém colando pulava da mesa e lascava o zero na prova. Saudades!
Quanta saudade dos meus tempos, de estudante no ginásio! Borges Hermida, como aprendemos com os seus livros! Saudades do Ginásio do Instituto Ipiranga na Praça São Salvador e, saudades também dos colegas que lá estudaram. Eh, saudades também do Professor Fernando e, demais professores (as).
Postar um comentário