Monday, February 28, 2011

IMAGENS - Escola: livro "ADMISSÃO AO GINÁSIO"

Mais livros (dos anos 50 e 60) que eram usados no "Curso de Admissão" (como esse cursinho era conhecido), que existiu até o início dos anos 70.


1959



Como não haviam vagas para todos que concluiam o "Grupo Escolar", era preciso se submeter e passar no "Exame de Admissão" para garantir um lugar no Ginásio. Imaginem só: um vestibular para o antigo curso "secundário".


anos 60



Aproveite e relembre estes dois outros livros (aqui e aqui) também usados no cursinho preparatório que, geralmente, era feito concomitantemente ao último ano do Curso Primário (com isso "ganhava-se" um ano).



Veja mais coisas da escola daqueles tempos:



16 comments:

Shiro said...

POIS É, O CURSO DE ADMISSÃO, ERA UMA ESPÉCIE DE 5º ANO, PARA INGRESSAR NO GINÁSIO, MINHA PROFESSORA ERA A DONA AMÉLIA, O CURSO ERA NA CASA DELA RUA JOÃO MENEGHEL, EM SÃO BERNARDO, DUVIDO QUE ALGUEM SE LEMBRE.....

"blcamargo" said...

Shiro, com certeza muitas pessoas se lembram. Afinal, o curso de admissão foi marcante na vida de todos nós. Agradeço a visita e comentário. Volte sempre para um giro pelo Passado.

José Neto said...

O antigo "ginásio" não era um curso secundário, más uma sequência do primário, apesar da necessidade da "admissão". O Curso secundário era o "pedagógico", "Normal" ou "científico"...

"blcamargo" said...

José, agradeço muito seu comentário. Resta-me uma dúvida: um só curso com um "vestibular" no meio?(atualmente, sim, pois está unido com o antigo primário. Volte sempre.

Eduardo said...

Realmente um passado que não pode ser esquecido.

Professora Suzett said...

Quem tem para vender este livro escolar PROGRAMA DE ADMISSÃO de 1959 com esta capa do menino na carteira? Sou pesquisadora e estou precisando para a pesquisa...
Agradeço
Suzett

Cigana Viddah said...

EU ESTUDEI POR ESTES LIVROS , ME LEMBRO AINDA HJ DE TODAS AS LIÇÕES. FIZ TODOS EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA E TIREI NOTAS ÓTIMAS NA PROVA, CONSEGUI INGRESSAR EM EXCELENTES COLÉGIOS .
muito boa lembrança .

Maria Izilda Rodolfo

Betinha said...

Não era por "não haver vaga para todos os que concluíam o grupo escolar" que se fazia o exame de admissão! Eu estudei em escola particular, havia vagas para todos os alunos, no ginásio, mas todos faziam um ano de "Curso de Admissão". Era o usual. Todos cursavam o quinto ano.
Imagino que talvez na rede pública alguns "pulassem" o quinto ano e fizessem apenas o exame de admissão, direto...
Quanto a fazer vestibular para entrar na escola... minha filha prestou vestibulinho quando saiu do maternal, para entrar no primário. Isso é muito comum nas escolas mais disputadas, pelo menos em São Paulo.

julien sorel said...

Mas efetivamente vc. precisava prestar exames com provas das 5 matérias.E tirar .no mínimo, 5 em cada.Senão não se adentrava o ginásio.

"blcamargo" said...

A equipe do Blog agradece a visita e o comentário da Dna. Betinha (como a todos os demais). Mas, registra que, a seu ver, o Exame de Admissão era, sim, uma seleção para o Ginásio e não um ano a mais no curso primário. Principalmente nos anos 50 e 60 (a que o trabalho se refere) quando o Estado não conseguia oferecer vagas suficientes para todos os que concluíam o Primário. Quem "não passava" não poderia fazer o então "Secundário" (na rede pública).

Anonymous said...

No meu tempo eu estudava o livro é como eu era um bom aluno e exemplar eu pude fazer as provas e passar do quarto ano primário para o primeiro ano do ginásio, pulando o quinto e sexto ano em colégio particular.

J. R. Pôrto said...

Lembrando direito, o ginásio não era o equivalente ao "secundário" que mais tarde chamaram o que hoje conhecemos como ensino médio. Depois do primário e da "admissão" e o ginásio, eram os cursos "científico" e "Magistério".

dirley bitencourt said...

DIRLEY BITENCOURT - CONCORDO, EM PARTE, COM BETINHA, A ADMISSÃO AO GINÁSIO, ERA UMA EXIGÊNCIA PARA, QUEM CONCLUÍSSE O CURSO PRIMÁRIO, MESMO TENDO REALIZADO O QUINTO ANO PRIMÁRIO, ERA, REALMENTE, UMA FORMA DE SELECIONAR OS QUE OBTIVESSEM MELHOR NOTA DENTRO DO LIMITE DE VAGAS DO GINÁSIO PÚBLICO OU PRIVADO. NO MEU CASO, EU CURSEI ATÉ O QUARTO ANO PRIMÁRIO, MEUS PROFESSORES DE MATEMÁTICA (NOEMI MARTINS E PORTUGUÊS (ANTONIO MOURA), CONVERSARAM COM A PROPRIETÁRIA DA ESCOLA (PROFª CELINA ASSIS), INTERVINDO NA MINHA LIBERAÇÃO PARA QUE EU SUBMETESSE ÀS PROVAS DO EXAME AO GINÁSIO (1956), SEM QUE PRECISASSE CURSAR O QUINTO ANO PRIMÁRIO. FIZ AS PROVAS EM UM GINÁSIO PÚBLICO ESTADUAL(ESCOLA NORMAL), LOGRANDO ÊXITO, SOLICITEI TRANSFERÊNCIA PARA GINÁSIO PARTICULAR (GINÁSIO DE CONQUISTA - 1957 - BOLSA DE ESTUDOS), EM RAZÃO DE SER PRÓXIMO À MINHA RESIDÊNCIA. EM 1959 RETORNEI PARA O GINÁSIO PÚBLICO ESTADUAL (ESCOLA NORMAL - NOTURNO) PELA NECESSIDADE DE TRABALHAR O DIA TODO. NA VERDADE, EM DOIS ANOS E MEIO, EU FIZ OS QUATRO ANOS DE PRIMÁRIO (2º SEM -06/1954 a 2º SEM - 12/1956). SOU ORIUNDO DO CAMPO, COMECEI ESTUDAR O PRIMÁRIO COM 9 ANOS E MEIO.
EM TEMPO: AOS MEUS CITADOS PROFESSORES, TODOS JÁ FALECIDOS, SOU ETERNAMENTE GRATO POR TUDO QUANTO ME ENSINARAM (ESTUDO e CONDUTA).

Unknown said...

Hoje estou com 64 anos e lembro quando fiz o exame Admissao ao Ginasio.Fiquei muito preocupada para ser aprovada e entrar para o ginasio.Fui aprovada e entrei para cursa-lo no Colégio Placido de Castro em Rosario do Sul. Hoje lembro com muitas saudades desta excelente escola!

Unknown said...

Estou com 72 anos e fiz também o exame de admissão

Anonymous said...

Eu fiz o 'Admissão" e no primeiro ano do ginásio fui o primeiro aluno da classe, principalmente em matemática, numa escola particular. No ano seguinte prestei exame para o Colégio Estadual de Minas Gerais que era considerado um dos melhores colégios da cidade e passei para cursar do segundo ano em diante. Este livro me traz boas e felizes recordações.