Hoje nossa estante recebe mais dois livros. Agora, do importante escritor brasileiro José Mauro de Vasconcelos (que estreou na literatura em 1942).
"ROSINHA, MINHA CANOA"
De 1962, conta a história de "ZÉ OROCÓ", um matuto que vive feliz na floresta e na beirada do Rio Araguaia. Sua companhia de toda hora é uma canoa que o leva pra baixo e pra cima do grande rio. É a sua grande amiga com quem passa dos dias conversando e fazendo confidências e reflexões sobre a relação do Homem com a Natureza.
Por isso é considerado louco pelos "doutores" e internado no manicômio da cidade (longe de Rosinha, sua canoa).
Esta obra foi o primeiro sucesso de José Mauro de Vasconcelos, que faleceu em 1984.
"MEU PÉ DE LARANJA LIMA"
Escrito em 1968, foi parar na televisão e cinema em virtude do sucesso alcançado pelo livro.
Descreve a vida de dificuldades de "ZEZÉ", um garoto pobre de 6 anos que acaba se entretendo com uma pequena árvore de laranja lima no quintal de sua casa. Isso é uma fuga das privações porque passa e da falta de carinho dos pais e irmãos mais velhos.
Esse pé de laranja (que recebeu, até, nome: "Minguinho") é para o menino um amigo com quem pode fazer seus desabafos pela vida sofrida que leva.
O tempo vai passando e Zezé acaba conhecendo seu Manuel, um rico português, que se afeiçoa a ele e pretende adotá-lo.
Mas drásticas mudanças ocorrerão na vidinha do garoto: um acidente mata seu Manuel e o sonho de uma vida feliz acaba. Em seguida ele é informado que o pé de laranja lima (seu amigo confidente) será cortado. E o menino perde a vontade de viver. Mas não se preocupem, o final não é tão dramático como parece. Como o anterior, é um livro cheio de emoção.
Veja outros autores cujos livros estão na prateleira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário