"CAI A MONARQUIA NA LÍBIA"
"Militares assumem o poder na Líbia, derrubando o rei Idris Al-Sanusi (de 79 anos) em golpe deflagrado nas primeiras horas de ontem. Esse país fica na África do Norte e é o terceiro maior produtor mundial de petróleo.
Daí os acontecimentos estarem sendo acompanhados com muito interesse pelas grandes potências, principalmente Estados Unidos e Inglaterra que lá mantêm estratégicas bases militares.
Muamar Kadafi
Todas as comunicações telefônicas e telegráficas com o exterior foram cortadas e os portos e aeroportos estão fechados. Sabe-se, apenas, que em Trípoli ocorrem tiroteios esparsos no centro da cidade (não indicando grande resistência aos revoltosos).
O golpe se deu no momento em que o rei, há 15 anos no poder, se encontrava na Turquia (com grande séquito) para tratamento de saúde numa estação balneária.
O príncipe herdeiro que o substituía (o sobrinho Hassan Al Ridha) não enfrentou o levante, abdicando e pedindo ao povo líbio que apóie o novo regime.
O Conselho Supremo da Revolução divulgou declaração oficial que foi lida na rádio da capital real Bengazi, em que é proclamada a República Árabe da Líbia.
Até este momento não são conhecidos os nomes dos integrantes da Junta Militar, sabendo-se, apenas, que é chefiada pelo coronel Saad Eddin."
Clique nos títulos para ler outras notícias:
Recenseamento de 1950 - Tragédia de Caraguatatuba - Construção do Muro de Berlim - Via Dutra
Crise de Cuba - Morte de Castelo Branco - Extinto o Parlamentarismo no Brasil - "Cacareco"
Nota do blog:
Mais de uma semana depois do golpe, um dos militares sublevados de nome Muamar Kadafi assumiu o comando do país. Então de patente inferior, promoveu-se ao posto de coronel. Tinha apenas 27 anos.Clique nos títulos para ler outras notícias:
Recenseamento de 1950 - Tragédia de Caraguatatuba - Construção do Muro de Berlim - Via Dutra
Crise de Cuba - Morte de Castelo Branco - Extinto o Parlamentarismo no Brasil - "Cacareco"
Nenhum comentário:
Postar um comentário