No início dos anos 60 os estudantes do curso ginasial depararam-se com uma radical mudança na forma de aprender a "terrível" matemática (e os Mestres, no jeito de ensinar uma nova matemática). Parecia que essa matéria ia deixar de ser o "terror" da maioria dos estudantes.
1966
Os livros didáticos dessa área passaram por profunda reformulação em seus conteúdos. Afinal, era a Matemática Moderna chegando e prometendo uma assimilação mais fácil e com menos esforço dos áridos conceitos matemáticos.
1966
A essa "revolução" (de amplitude mundial e iniciada nos Estados Unidos) deu-se o nome de "Movimento da Matemática Moderna".
1968
Embora tenha chegado aos professores brasileiros em 1960, desde a década anterior a comunidade internacional já mostrava intenção de implantar práticas inovadoras no método de ensino.
1969
De um modo geral, em 1964 a maioria das escolas já tinha seus professores capacitados (em cursos) e ensinando a matemática sob o novo enfoque.
E lá estavam os livros de Matemática Moderna ("saídos do forno") para dar aos professores e alunos o suporte necessário. Quem, daqueles tempos ginasiais, não se lembra da famosa "TEORIA DOS CONJUNTOS"! O ponto inicial e básico dessa grande novidade.
A Matemática Moderna, que marcou profundamente tanto professores como estudantes (do ginásio), deixou de ser aplicada entre nós algumas décadas depois. Por não atingir os resultados esperados, seu ensino entrou em declínio no mundo todo, já na década de 70.
Mais coisas da escola"antiga" : Caixa Escolar - Livros do Ginásio - Livros de latim - Cartilha
Mais coisas da escola"antiga" : Caixa Escolar - Livros do Ginásio - Livros de latim - Cartilha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aguardo seu comentário.