Bem no meio do fogo cruzado do movimento de intolerância contra os gibis (que muitos religiosos, educadores e formadores de opinião consideravam perniciosos para as crianças e jovens) surge uma HQ chamada "CIÊNCIA EM QUADRINHOS".
1953
Mas isso não foi por acaso e nem um ato isolado. Fazia parte da reação da histórica editora de quadrinhos EBAL para reverter as tendência e os efeitos dessa campanha que se espalhava por todo o Brasil, desde os anos 40. Para isso, esse nosso gibi se juntou a outros como: "Edição Maravilhosa" (importantes romances brasileiros e estrangeiros-veja mais aqui); "Epopéia" (clássicos de aventuras infanto-juvenis); "Série Sagrada" (vida de santos católicos e eventos bíblicos-veja mais aqui) e "Grandes Figuras" (da nossa História).
1954 / 1957
De origem americana, "Ciência em Quadrinhos" circulou entre nós de 1953 a 1958 e abrangia os mais diversos assuntos de ciência, com enfoque escolar: ar, atmosfera, eletricidade, corpo humano, mundo animal, descobertas e invenções, átomo e mais uma infinidade de outros temas da área. Pouco tempo antes de ter sido paralisada, a publicação passou a quadrinizar assuntos de História da Civilização.
1956
Veja outros gibis: Superboy e Batman - Abott e Costello - Brasinha - Anúncio nos gibis - Gibi em cores - Antar - Fantasma - Flecha Ligeira - Maravilhas da Natureza - Dr. Macarra
Nenhum comentário:
Postar um comentário