Nas matérias anteriores relembramos as revistas "Manchete" e "Mundo Ilustrado". Hoje nosso destaque é para a primeira revista de circulação nacional, que estreou nas bancas em 1928: "O CRUZEIRO".
Pertencia ao conglomerado "Diários Associados" que, também, era dono da TV TUPI e de jornais e revistas no Brasil todo.
1948
Foi uma revista vanguardista que trouxe uma nova forma de leiaute e conteúdo jornalístico.
De tiragem semanal, abrangia uma enorme variedade de assuntos (de cinema a esporte; de culinária à política) com repórteres e redatores de 1ª linha (como David Nasser) e um fotógrafo francês de renome internacional (Jean Manzon).
1950
Uma das grandes atrações era a charge do engraçado "O AMIGO DA ONÇA" (veja aqui) com suas ácidas críticas a temas do cotidiano e presente em todas as edições a partir de 1943 até 1972. Com a morte de seu criador Péricles, em 1962, continuou sendo feito por outro cartunista famoso (Carlos Estevão).
1961
1967
"O Cruzeiro" atravessou os anos 50 (e anteriores) como a nossa mais importante revista. Nos anos 60, ainda conservando grande tiragem, começou a sentir o peso da concorrência de "Manchete" e outras também largamente ilustradas e de âmbito nacional. Em 1975 ela deixou de existir.
Nessa época os "Diários Associados" já não eram tão fortes e representativos como haviam sido no passado.
A Editora O Cruzeiro além da revista também publicava os gibis: Pimentinha, Gasparzinho, Luluzinha, Pererê, Bolinha, Homem no Espaço, Viagem ao Fundo do Mar, e outros.
Veja mais estas revistas: O Mundo Ilustrado - Manchete - Capas com Pelé - X-9 - Diversões Juvenis/Escolares
Veja mais estas revistas: O Mundo Ilustrado - Manchete - Capas com Pelé - X-9 - Diversões Juvenis/Escolares
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aguardo seu comentário.