O primeiro número da revista "CAPRICHO" chegou às bancas em junho de 1952.
Embora não tenha sido a pioneira (ja haviam em circulação outras duas revistas de fotonovelas) certamente foi a mais importante das décadas de 50 e 60, quando esse gênero tinha milhões de leitoras (e também, por que não?, de "escondidos" leitores).
1954
Mas essa revista da mulher adulta não era só novela em quadrinhos (de fotos). Trazia matérias de interesse do mundo feminino, como: utilidades do lar, variedades, aconselhamentos, contos de amor, moda, beleza, comportamento, sexo(superficialmente),etc. Sem contar as propagandas de produtos dirigidos especialmente a esse público (que eram, muitas das vezes, grandes novidades para as senhoras que viviam fora dos grandes centros).
1956/1959
"Capricho" continua nas bancas até hoje, só que com enfoque bem diferente: a partir dos anos 80 passou a ser direcionada ao publico feminino adolescente, mas sem as fotonovelas (que já não mais despertavam interesse).
1967
Leia mais aqui sobre essa quase sexagenária revista (que nossas mães e avós não "perdiam" um número).
Olá, estou fazendo meu TCC sobre os 60 anos da revista e gostaria entrevistar você sobre o tema, você topa?
ResponderExcluirFico a disposição para ajudar. Meu telefone: 11 9 7966 3212
ExcluirOi Bruuh,
ResponderExcluirNão sou a pessoa certa para isso. O que sei da revista (que lia da minha mãe quando criança) apresentei na matéria. Sucesso com seu TCC. Grande abraço.