Incrível a longevidade desse livro escolar, de autoria do professor paulista Thomaz Paulo do Bom Sucesso Galhardo.
Foi publicado pela primeira vez no início da década de 1.880!!! Com ampliações e modificações (feitas ao longo do tempo por discipulos) ela chegou até os anos 90!!!
1939
1951
Por essa cartilha a alfabetização se processa pelo método da SILABAÇÃO: aprende-se a silaba, depois a formação de palavras e, por fim, a estruturação de frase.
1964
1964
O autor entendia ser a forma mais adequada para o nosso "ensino primário". Realmente, pelo menos até os anos 60, a maioria dos alfabetizandos aprendia a leitura e a escrita por esse processo.
Curso de Desenho - Canto Orfeônico - Admissão ao Ginásio(II) - Terra Brasileira - Português - Estojo de lápis de cor - História do Brasil - Spoken English - Geografia - Programa Escolar - Manual de Civilidade - Maleta escolar - Coração Infantil - Ciências Naturais - Livreto de tabuada - Cartilha Sodré - Caderno escolar - Canto Orfeônico(II) - Latim - Cours de Français - Caneta de pena - Cartilha das Crianças - Infância Brasileira - Caderno escolar(II) - Boletim Escolar - Cartilha Sodré(II) - Coração Infantil(II) - Aula de Religião - Admissão ao Ginásio(II) - Cartilha do Tatu - Cartilha de Bitu - Latim(II) - Caixa Escolar - Matemática Moderna - Flor do Lácio - Biblioteca da Professora - Estojo "meia boca" - Livros de ARY QUINTELLA
22 comments:
Interessante...
Grato, Antônio, pela visita e curtinho comentário. Valeu! Volte sempre. Grande abraço.
Parabéns pela ideia de preservar a historia da educação no nosso pais.
Fui alfabetizada por essa cartilha. É como se eu voltasse ao passado, à minha infância.
Obrigada por esse presente.
Abraços,
Neila S. Faria
Fantástico. Fui alfabetizado pelo meu pai com essa cartilha. Ele que estudou apenas 3 ou 4 meses na zona rural.
Muito boa essa cartilha, não sei porque não utilizamos ela novamente. Sou professor de Geografia.
Parabéns
Longevidade digna. Não encontro substituto. Minha mãe me alfabetizou nessa cartilha a partir dos 3 anos, aos 4 eu lia jornal. Estou estudando com nminha filha, no sistema que aprendi: cartilha Thomaz Galhardo e caderno pauta dupla. Hoje, com tantos métodos, as crianças lêem mal, escrevem pior e com caligrafia ruim, porque dizem os professores que a criança vai descobrindo sua própria letra. Melhor como era no passado. Parabéns pelo tema, seria de grande proveito se os pais tivessem esse conhecimento.
VOLTEI A INFÂNCIA, ESTUDEI NESSA CARTILHA OBRIGADA
Como posso ter uma dessas, pois fui alfabetizada, eu e meus irmão pela minha mãe com esta cartilha. Obrigada Rita de Cassia
Aprendi a ler na cartilha da Infãncia,fiz o primário de 1954 a 1958. Ótima cartilha!!!Aprendi muito bem , sem nunca enjoar da cartilha...Meu primeiro livro"As mais belas Histórias" muito bom. Tenho saudades daquele tempo táo bom!! Hoje escola nesse país está uma bagunça,aluno passa de ano sem saber nada, escreve muito mal, não se pode corrigir, o aluno deve descobrir por si mesmo. Professor nada vale, tem que calar a boca senão apanha do aluno, de que serviram tantas mudanças didáticas? salve-se quem puder, ensino péssimo em escola pública . O governo quer assim, quanto mais leigos, melhor para ele...
Cartilha da Infância nota mil,aprendi muito bem nela.Tenho saudades daquele tempo em que o primário equivalia ao segundo grau hoje...Hoje em dia, escola pública está um caos, todos passam de ano sem saber nada...Uma vergonha!!! Salve o passado!!!
Eu aprendi a ler na Cartilha da Infância, lembro-me perfeitamente, maior facilidade, morava na zona rural e frequentava o Grupo Escolar daqui. Andava a pé, fiz sete anos em agosto, só no ano seguinte pude ser matriculada... aproveite bem minha infância, não fui enclausurada bebê, em sala restrita. Felizmente tive uma ótima infância.., fui alfabetizada com responsabilidade na Cartilha da Infância! Hoje a lista de material custa fortuna... cheios de alunos analfabetos estão as escolas... viva minha escola pública... tive base sólida pra chegar á faculdade.
Fui alfabetizado com esta Cartilha da Infância em 1944, ainda hoje, lembro-me de dois versos da cartilha, além do "vovó viu a uva"
Peço licença para registrar os versos: Joãozinho é cabeçudo - Mas tem belo coração - É dedicado aos estudos - E sabe sempre a lição.
Outro verso: Por fora bela viola - Por dentro pão borolento.
Desculpem-me Guy Marsyl - guymarsyl@oi.com.br
Nossa!relíquias!! 😍❤
Aprendi a ler com essa cartilha. Lembro das primeiras lições do a e i o u na pagina seguinte dos ditongos e vogais com acentos e na pagina seguinte o uso da primeira consoante, a letra V. Demais.
Fui alfabetizada com está cartilha e modéstia parte muito bem alfabetizada,gostaria de poder obter um exemplar para poder alfabetizar meu neto, como faço pra conseguir esse exemplar?
Estudei e fiz o exame de admissão fui aprovado e fiquei muito feliz
Minha mãe foi alfabetizada com a Cartilha de Tomaz Galhardo no final da década de 50. Ela me fala muito até hoje sobre as 'leituras'. Ela tem muito desejo de encontrá-la para comprar e matar a saudade. Alguém me avisa, por favor?
Beijo!
Me alfabetizei com a cartilha da infancia devthonaz Galhardo 1951 na capa a professora e 2 crianças ainda existe para adquirir, ainda lembro das historias
Estudei nessa cartilha.
Emocionante lembrar de minha avó Laura me alfabetizando com a cartilha "Vovó Viu a Uva" onde minha mãe também aprendeu.
Fui alfabetizada c essa cartilha e tenho muitas saudades... Como faço para adquirir se é possível?
Obrigada!
Eu amo as cartilhas
Que material ele foi feito
Post a Comment