Na edição anterior tratamos do grandão argentino "Kaiser Carabela". Agora vamos falar sobre um "carraço" lançado em 1967 pela Ford brasileira: o "GALAXIE".
Como muitas coisas da época (hoje, não mais?) ele era uma versão de carro que os americanos produziam em seu país até o ano em que começou a "carreira" aqui. É simples: parou lá? traz para cá!
propaganda de abril/1967
Mas foi muito bom! Tornou-se o primeiro carro de passeio fabricado pela montadora brasileira.
A versão inicial do modelo chamou-se "500". Depois teve outras: "LTD" e "LANDAU" (que, em 1973, tornaram-se modelos independentes do tipo "Galaxie").
Galaxie "500" - 1968
Galaxie "500" - 1968
Tudo no Galaxie era "SUPER": o tamanho (5,33 metros de comprimento), a potência (164 hp), a velocidade (chegava a "incriveis" 140 km/h) e o conforto, maciez e luxo.
Foi a "vedete" do 5° Salão do Automóvel de São Paulo, realizado no final de 1966. Nos primeiros meses do ano seguinte já estava chegando às lojas, para deleite de poucos.
Galaxie "LTD" - 1969
Os dois bancos (ou sofás?) eram inteiriços e levavam, confortavelmente, seis pessoas (um pouco apertadinhas, até oito).
Além de direção hidráulica e ar-condicionado (ainda novidades), foi o primeiro carro brasileiro a ter câmbio automático.
O Ford Galaxie deixou de ser fabricado em 1979. O "LTD" em 1982 e o LANDAU em 1983.
Sem dúvida, marcaram época na história da indústria automobilística do Brasil.
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Não sei se é porque assombração existe ou como dizia Napoleão Bonaparte que o impossível acontece. Eu andava por aquela pobre cidade de ruas desertas e arenosas de beira de rio, casas simples, uma solidão que não incomodava, pessoas simples aqui e acolá, uma vida como que de tempos de outrora, talvez assuste os aclimatados às mil ilusões de cidades maiores. Incrível, as ruas são extremamente largas e planas de uma grande baixada da beira do rio São Francisco. Estou falando da esquecida Ibiaí/MG. Pois é, eis que de repente vejo como que adormecido debaixo de um pé de manga um fordão galaxie provável ano 67, carcomido pelo tempo mas não detonado, suas calotas de roda originais, tudo no lugar até o "galaxie" escrito na traseira, e mais incrível aquele ícone metálico de mira na frente e em cima do capuz como que desafiando o tempo...
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