Advertência: A leitura desta matéria poderá causar "efeitos colaterias" àqueles que têm alguma "cisma" (mesmo pequena) com los hermanos argentinos (nossos estimados vizinhos).
Nesta edição vamos mostrar mais um carrão estrangeiro dos Anos Dourados, mas (incrível!!!) que não é feito nos Estados Unidos e nem na Europa.
Trata-se de um "carraço" fabricado na ARGENTINA (entre 1958 e 1962) por "IKA-Indústrias Kaiser Argentina", uma empresa americana (fundada nos anos 40) que lá se instalou em 1955 e que, já no ano seguinte iniciou a produção (um jeep) tornando-se a 1ª indústria automobilística do país.
No Brasil os primeiros carros nacionais também foram às ruas em 1956 (veja quais, no final).
O "CARABELA" (caravela, em espanhol) nada mais foi que um modelo chamado "MANHATTAN" que a Kaiser havia parado de produzir em seu país de origem. Fez pequenas mudanças (como material interno, velocímetro em KM, alguns controles em espanhol e câmbio mecânico) e estava pronto para ser reproduzido no país sul-americano (que novidade!).
Após 4 anos de vida, o surgimento de automóveis mais econômicos (embora não tão bonitos e confortáveis) decretou o fim do carrão (com seus 5,47 metros de comprimento e 1,90 de largura, "rabos-de-peixe" e tanque de combustível de 65 litros).
Em 1966 o grupo francês "RENAULT" entra como sócio na empresa. Em 1975 ele assume o controle total e a "IKA" passa a denominar-se "RENAULT ARGENTINA SA"
Trata-se de um "carraço" fabricado na ARGENTINA (entre 1958 e 1962) por "IKA-Indústrias Kaiser Argentina", uma empresa americana (fundada nos anos 40) que lá se instalou em 1955 e que, já no ano seguinte iniciou a produção (um jeep) tornando-se a 1ª indústria automobilística do país.
No Brasil os primeiros carros nacionais também foram às ruas em 1956 (veja quais, no final).
1958
O "CARABELA" (caravela, em espanhol) nada mais foi que um modelo chamado "MANHATTAN" que a Kaiser havia parado de produzir em seu país de origem. Fez pequenas mudanças (como material interno, velocímetro em KM, alguns controles em espanhol e câmbio mecânico) e estava pronto para ser reproduzido no país sul-americano (que novidade!).
1959
Após 4 anos de vida, o surgimento de automóveis mais econômicos (embora não tão bonitos e confortáveis) decretou o fim do carrão (com seus 5,47 metros de comprimento e 1,90 de largura, "rabos-de-peixe" e tanque de combustível de 65 litros).
1959
Em 1966 o grupo francês "RENAULT" entra como sócio na empresa. Em 1975 ele assume o controle total e a "IKA" passa a denominar-se "RENAULT ARGENTINA SA"
1960
Carros produzidos pela IKA de 1956 a 1960
E, pra terminar, vamos falar de nós.Na segunda metade dos anos 50 os brasileiros viam o lançamentodos seguintes automóveis
-Em 1956: ROMI-ISETTA e PERUA VEMAGUET (considerados 1ºs e 2ºs carros de passageiros)
-Em 1957: PERUA KOMBI
-Em 1959: SIMCA CHAMBORD, FUSCA e RENAULT DAUPHINE
-Em 1960: KARMANN-GHIA e ALFA ROMEO 2000-JK
Veja também estes outros carrões estrangeiros daqueles tempos: Ford Coupe 1941 - Cadillac-1949/Ford-1950 - Oldsmobile anos 50 - Ford Custom/Tudor/Vedette - Chevrolet Bel Air anos 50 - Buick/Pontiac/Oldsmobile - Mercury Primer 1951 - Station Wagon anos 50
Veja também estes outros carrões estrangeiros daqueles tempos: Ford Coupe 1941 - Cadillac-1949/Ford-1950 - Oldsmobile anos 50 - Ford Custom/Tudor/Vedette - Chevrolet Bel Air anos 50 - Buick/Pontiac/Oldsmobile - Mercury Primer 1951 - Station Wagon anos 50
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