Este blog é uma REVISTA ELETRÔNICA QUINZENAL para a turma dos "ANOS DOURADOS" relembrar e matar saudades da infância e adolescência. E, também (porque não?), para os MAIS NOVOS conhecerem coisas da época e o que se passava naqueles tempos. FOTOS dos símbolos e ícones dos ANOS 50/60 (e dos 40/70), tiradas da WEB e reunidas num só lugar, com algumas informações do PASSADO. CLICAR NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS
Wednesday, February 29, 2012
IMAGENS - Cartaz: FILMES DE PIRATA (Barba Negra-Capitão Blood-Francis Drake-Capitão Kidd- . . .)
Junto com filmes de faroeste, guerra, capa e espada e ficção científica, os filmes de pirata faziam o maior sucesso e tinham uma ansiosa garotada como público cativo. Os nossos cinemas atravessaram a década de 50 com essas atrações em suas salas (comumente com filmes dos anos 40). Platéia garantida!
1940 |
1935 |
Eles mostravam os piratas (também conhecidos por "bucaneiros" e "corsários") não como ladrões sanguinários (muitas vezes acobertados pelos governantes de seus países de origem), mas sim como aventureiros e conquistadores que eram os heróis dos "sete mares". Eram "gente boa", corajosos, sedutores e temidos pelos inimigos dos quais roubavam os tesouros (até como um ato de justiça!). E a criançada vibrava com suas façanhas e vitórias sensacionais sobre os "inimigos".
1952 |
1953 |
Também os anos 30 foram pródigos na realização desses filmes, cujo gênero teve no ator ERROL FLYNN um de seus grandes símbolos.
1962 |
1953 |
"Capitão Blood" (1º cartaz acima), de 1935, foi um filme muito representativo na história dos "ladrões do mar" no cinema e foi estrelado por Flynn. Curiosamente, em 1962 seu filho SEAN FLYNN (que não seguiu carreira no cinema) foi protagonista do filme "O Filho do Capitão Blood".
1962 |
Clique na telinha para ver o filho de Errol Flynn fazendo o filho do Capitão Blood:
IMAGENS - Alimento/Bebida - "AVEIA QUAKER"
Mais um produto americano (e centenário) que aqui chegou e ficou: a Aveia Quaker.
De uma década para cá ela passou a ser fabricada por empresa do grupo "PEPSI" (dos nossos também conhecidos Toddy, Elma Chips, H2OH! e, claro, da Pepsi-Cola, dentre outros). Abaixo, imagens de uma lata dos anos 50, quando esse produto à base de aveia chegou ao Brasil.
Ao contrário do que muita gente pensa, nunca existiu nenhuma relação da fabricante com o grupo religioso inglês "QUAKER", apesar do nome da marca e do desenho do logotipo (que remete à figura de um religioso antigo).
FATOS - Cinema Brasileiro : "Rio à Noite" - "Terra Sem Deus" - Crime de Amor"
Nestes filmes dos anos 60 uma galeria de gente famosa da época (e bem depois). Atentar para os créditos nos cartazes.
1962
1965
1965
Mais cartazes: Mazzaropi e outros - Grande Otelo e outros - comédias populares - "O Ébrio" e outros - "Esse Rio Que Eu Amo"
IMAGENS - Disco: SERGIO MENDES
Sergio Mendes, pianista de mão cheia, deixou a música clássica (que havia estudado desde criança) para dedicar-se ao JAZZ, que muitos anos depois o consagraria fora do Brasil.
Músico, compositor, arranjador e líder de banda , desde o início da carreira já se mostrava bastante eclético, dando-se bem em vários gêneros musicais (principalmente bossa nova e samba).
1962
O niteroiense Sergio Mendes despontou no mundo da música profissional em 1961. Formou um conjunto (o "Sexteto Bossa Rio"), gravou disco e excursionou pelos Estados Unidos e Europa. Com isso tornou-se conhecido no exterior.
1963
Em 1964 (apenas por idiotice, sem nenhum motivo que justificasse) os militares da ditadura começaram a "olhar feito" para ele (chegou até a ser preso).
Como já vinha acalentando essa idéia, aproveitou a "motivação" e se mandou para a "América", de onde não mais saiu.
1966
Mas, nem tudo na vida são flores. Sua entrada no mercado americano foi muito, muito dificil. Ralou bastante até atingir o "estrelato". Venceu e se transformou num dos maiores divulgadores da música brasileira no exterior, juntando samba e bossa nova com a musica americana.
Ele formou diversos conjuntos (instrumental e vocal), mas o mais importante de sua carreira foi o "Brazil 66" com quem gravou o disco "Herb Alpert Presents Sergio Mendes & Brazil '66" que vendeu mais de 1 milhão de cópias e trazia em uma de suas faixas o sucessão de Jorge Bem "Mas Que Nada", que arrasou.
Lembram-se da atriz (diversas novelas na TV nos anos 60/70) Bibi Vogel? Ela era uma das cantoras da primeira formação desse vocal.
1969
E, agora, vamos recordar Sergio Mendes e seu pessoal. É só clicar nas telinhas.
ESTANTE DE LIVROS - "O LIVRO DA JUVENTUDE"
Era uma pequena enciclopédia com assuntos variados e interessantes de diversas áreas do conhecimento, invenções, ciências, história, atualidades, etc.
Servia muito bem para consultas, complementação das aulas da escola e, até, como leitura de lazer para as horas vagas (os "nerds" adoravam!).
IMAGENS - Escola - Livro Escolar: "CARTILHA DO POVO"
O nome desta cartilha dá, à primeira vista, a impressão de ser um desses trabalhos elaborados por movimentos sociais ou religiosos. Mas não é. Destinava-se ao ensino da leitura e escrita nos Grupos Escolares.
Teve vida bastante longa: foi instrumento de alfabetização dos anos 20 aos anos 80 (puxa!) em muitas escolas públicas do país.
1939
Seu autor, Lourenço Filho, foi um professor paulista que teve sob sua responsabilidade importantes cargos no magistério do seu estado. Desenvolveu estudos para estabelecer o melhor nível de maturidade necessário para se aprender a ler e escrever com rapidez.
O professor Lourenço Filho foi um vanguardista na pesquisa de novos rumos para uma alfabetização com sucesso.
1966
Mais livros escolares: "Crestomatia" - "O Bom Colegial" - "Cartilha da Infância" - "Cartilha Sodré" - "Tabuada"
IMAGENS - Álbum de figurinhas: "ÁLBUM ESPORTIVO CATARINENSE"
Este é de 1962 (ano do quê mesmo?).
Traz na capa o rei Pelé, que ficou fora da disputa da Copa por contusão logo no 2° jogo e (ufa!!!) foi brilhantemente substituído por Amarildo (que acabou se consagrando no torneio).
Este álbum trazia figurinhas de todos os principais clubes de futebol de Santa Catarina. Como de praxe, também distribuia prêmios aos colecionadores.
Nota: Imagens cedidas por torcedores "fanáticos" do "MARCÍLIO DIAS" (veja os jogadores "feras" aí em cima), um dos 20 grandes da época. Eles mantêm o blog "Nação Rubro-Anil" para promoção do time (que atualmente não anda lá muito bem das pernas, mas temporariamente é claro!). Agradecemos.
Nos anos 50/60 colecionar figurinha era uma "febre". Clique aqui para relembrar.
Nos anos 50/60 colecionar figurinha era uma "febre". Clique aqui para relembrar.
FATOS - Notícias da Época (de 28.03.1965): INAUGURADA A PONTE DA AMIZADE"
"Presidentes Castelo e Stroessner inauguram a ponte Brasil-Paraguai"
"Os Presidentes do Brasil e do Paraguai se encontraram ontem, pouco depois das 10h30m, na ponte internacional sobre o Rio Paraná para as cerimônias de entrega dessa monumental obra que passa a ligar os dois países.
Os discursos
Logo a seguir, no lado brasileiro, foi lida e assinada uma Declaração Conjunta seguida por discursos dos dois Presidentes.
Às 12 horas o Pres. Castelo Branco e Alfredo Stroessner reuniram-se reservadamente e, depois, participaram de almoço com autoridades das duas nações amigas. Essas atividades foram feitas no lado paraguaio da ponte.
a ponte em fase final de construção
A Ponte da Amizade agora inaugurada é fruto de um acordo assinado em 29.05.1956 para esse fim.
Sem dúvida ela trará grande desenvolvimento e avanço econômico para a região.
obras em andamento
Essa fantástica obra da engenharia brasileira liga as cidades de Foz do Iguaçu e Ciudad Presidente Stroessner".
FATOS - Moda Feminina (juvenil) dos anos 40
Elegantes roupas juvenis femininas para os dias frios de 1949.
Mais roupas dos tempos antigos: femininas anos 60 - femininas anos 50 - femininas de 1959 - Escolares anos 50 - vestido e blusa de 1958 - "caseiras" de 1960 - verão dos anos 50
Mais roupas dos tempos antigos: femininas anos 60 - femininas anos 50 - femininas de 1959 - Escolares anos 50 - vestido e blusa de 1958 - "caseiras" de 1960 - verão dos anos 50
FATOS - PARADA DE SUCESSOS: "EIGHT DAYS A WEEK" - "LOVE ME DO"
Nos anos de 1964 e 1965 os Beatles emplacaram diversas músicas nas "Paradas" brasileiras (e do mundo).
Clique nas telinhas abaixo para relembrar duas delas:
("Eight Days a Week")
("Love Me Do")
IMAGENS - Mobiliário dos anos 50
Algumas interessantes peças de mobiliário que levavam "glamour" às residências de 1957:
Mais mobiliário antigo aqui.
(mesinha de canto, poltrona e barzinho)
(estante para livros)
Mais mobiliário antigo aqui.
IMAGENS - Velharia: MEIA SOQUETE
"Importadas" da Inglaterra e Estados Unidos (onde já era moda desde a década de 40) as meias soquete fizeram a cabeça das adolescentes brasileiras nos anos 50.
Essas meias curtas (no máximo até a canela), usadas com sapato (ou sandália) e vestido (ou saia) faziam parte da "indumentária" das gorotas nos bailinhos daqueles tempos (principalmente os "regados" a rock'n'roll.
Essa moda não chegou por estas bandas por acaso. Como sempre, empresas levadas por interesses comerciais (legítimos, diga-se de passagem) deram uma "mãozinha" para isso. E, entre elas, lá estava a histórica "LOJAS CLIPPER" (grande loja de departamentos do centro de São Paulo) fazendo sua parte, como mostra este anúncio de 1948:
A meia soquete nunca foi deixada de lado. Mas parece que agora está voltando com toda a força.
Mais velharias: relíquias - "catecismo" do Zéfiro - decalcomania - "Madureza" - máq.costura
Mais velharias: relíquias - "catecismo" do Zéfiro - decalcomania - "Madureza" - máq.costura
VITROLA ANTIGA - "BIM BOM" (João Gilberto)
Ouça João Gilberto cantando "Bim Bom", de 1958. É uma de suas poucas composições.
Viaje no tempo com estas belas canções: "Love Me, Please Love Me" - "Mas Que Nada" - "A Whiter Shade of Pale" - "O Conde" - "Rua Augusta" - "Menino Passarinho" - "House of The Rising Sun"
IMAGENS - Gibi estrangeiro: "RICHIE RICH" - "THE JETSONS" - "THE FLINTSTONES"
Esses famosos personagens dos quadrinhos americanos estrearam nos gibis de lá (e de cá) na década de 60, quando viveram seu auge. Vamos relembrar essa turma muito especial que chegou aos nossos gibis e canais de TV:
-"RICHIE RICH" (nosso conhecido "RIQUINHO") era um garoto "certinho" e de bom coração, além de extremamente rico.
gibi americano de 1966
-"THE JETSONS" (para nós, "OS JETSONS") contava as peripécias de uma família futurista de classe média.
gibi americano dos anos 60
gibi americano dos anos 60
Mais gibis estrangeiros: (a) - (b) - (c) - (d) - (e) - (f) - (g) - (h) - (i)
IMAGENS - Anúncio: "LACTA" (anos 50/60)
Nossa "anunciante" de hoje é uma empresa que completou seu centenário no mês passado: a conceituada "LACTA".
1952
Em 1912 ela nascia na cidade de São Paulo. Primeiramente importando chocolate da Suíça e depois de alguns anos fabricando seus próprios produtos.
1952
Para fazer "continhas" e descobrir a "idade" de alguns dos famosos chocolates que até hoje estão "por aí", fornecemos o ano de início das respectivas produções:
SONHO DE VALSA = 1938
DIAMANTE NEGRO = 1940
BIS = 1942
LAKA e CONFETI = 1962
OURO BRANCO = 1960
Nos anos 40 a Lacta foi comprada pelo ex-governador de São Paulo, ADHEMAR DE BARROS (falecido em 1969). Nos anos 90 sua família vendeu o controle acionário para o grupo americano KRAFT FOODS (atual proprietária).
SONHO DE VALSA = 1938
DIAMANTE NEGRO = 1940
BIS = 1942
LAKA e CONFETI = 1962
OURO BRANCO = 1960
1961
Nos anos 40 a Lacta foi comprada pelo ex-governador de São Paulo, ADHEMAR DE BARROS (falecido em 1969). Nos anos 90 sua família vendeu o controle acionário para o grupo americano KRAFT FOODS (atual proprietária).
1962
FATOS - EFEMÉRIDES DOURADAS
06.10.1969
O jogador TOSTÃO é operado de deslocamento de retina, em hospital de Houston (Texas).
28.06.1950
Senado Federal aprova projeto que regulamenta o exercício da profissão de DENTISTA.
24.01.1965
Falece em Londres o ex-primeiro-ministro da Grã-Bretanha WINSTON CHURCHILL.
28.10.1958
IMAGENS - Carro: PERUAS ou BESTAS ou VANS (AMERICANAS)
Subscribe to:
Posts (Atom)