"Os Sobrinhos do Capitão" (ou "Katzenjammer Kids" ou "The Captain and The Kids") nasceu como tira de jornais americanos e só depois chegou aos quadrinhos. Seu criador (imigrante alemão) baseou-se em personagens que fizeram sucesso na Alemanha décadas antes.
anos 50
Os dois travessos gêmeos HANS (o moreninho) e FRITZ (o lourinho) vivem atazanando a vida dos adultos (e crianças) que os cercam, pregando-lhes peças a toda hora (em contrapartida, vivem apanhando).
anos 50
Ninguém escapa de suas aprontações (nem mesmo o gato da família).
Outros personagens centrais:
=Capitão: Ex-marinheiro, alvo preferido dos "doidinhos". Ao contrário do que o título sugere, ele não é tio deles.
=Coronel: Velhinho baixinho, de grandes barbas brancas e sempre usando cartola. Não era militar (apesar da "patente"). Estava sempre "pegando no pé" dos garotos, exímios cabuladores de aula.
=Mama Chucrutz: Senhora gorda e de bom coração, mãe dos pestinhas e dona da pensão onde moram o Coronel e o Capitão. Especialista em tortas.
=Dona Josefina: Professora magrela e de penteado esquisito. Também penava nas mãos dos endiabrados.
=Lilico: Garoto "almofadinha" que era protegido da professoa e, por isso, grande alvo das safadezas.
1966 |
1965 |
As capas mostraram um pouco como era o "ambiente" nessa grande família (com alguns se divertindo pra valer e outros nem tanto).
Clique na telinha. Vale a pena vê-los em ação
Mais gibis: Capitão Z - Pererê - Recruta Zero - Clássicos em Quadrinhos
Essa revista sempre fez parte da minha infância eu tinha 10 anos eu e meu irmão mas velho liam todas .Que saudade desse tempo
ResponderExcluirGrato,Almir, pela visita e comentário. Grande abraço e volte sempre.
ResponderExcluirMe lembro do meu tempo de guri,lia estas revistinhas ,gibi como eram chamadas sem parar,estes tempos consegui um número antigo e guardei,tenho saudades.
ResponderExcluirTambém aparecia uma garotinha, a Beatriz, que vez por outra ajudava os dois em suas armações. Sobrinhos do Capitão, curtição de infância!
ResponderExcluirAmo este gibi na minha infância lia todos.Pena que não guardei.
ResponderExcluirEu era viciado em gibi. Tenho ainda no sótão proximo a sem revistas. Sobrinhos do Capitão acho que só uma. O Capitão sofria com as crises de gota com aqueles moleques.. Tenho algumas revistas ainda da década de 70.
ResponderExcluirMaravilhosos...muita saudades....
ResponderExcluirLogo que aprendi a ler...tive acesso a esses gibis....1973...tempos bons.;)
ResponderExcluirHavia um outro personagem incidental: era um aborígene (equivalente a um índio), habitante da ilha que sempre jogava (acho que cartas) com o Capitão e-ou com o Coronel. Em uma segunda fase, no Brasil, a revista mudou o seu título de "Sobrinhos do Capitão" para "Hans e Fritz". Eram episódios muito engraçados e que até adultos gostavam de ler.
ResponderExcluirSds dessas revistas!!!!!
ResponderExcluirSobrinhos do capitão era um dos meus gibis favoritos! Época excelente que só traz boas recordações...
ResponderExcluir