Em 1939 uma pequena empresa americana iniciou a fabricação de um produto conhecido até os dias atuais: o aditivo Bardahl (para combater o atrito entre as peças do motor do carro).
Para divulgá-lo no Brasil (começou a ser importado no início dos anos 50) chegou a "Turminha Brava" (um bando de "malfeitores" que aqui desenbarcava para atacar os "desprotegidos" motores dos veículos "brasileiros".
Esses terríveis meliantes atendiam pelos sugestivos nomes "CHICO VÁLVULA PRESA", "ZÉ DOS ANÉIS PRESOS", "ANTONIO SUJO" e "CARVÃOZINHO".
Cartaz dos "inimigos públicos" procurados pela polícia
Anúncios de 1956:
Como se já não bastasse, no início dos anos 60, essa famigerada e detestável quadrilha ganha mais um componente: a linda (e mortal) "CLARIMUNDA"!
anúncio de 1963
A mensagem que campanha publicitária passsava era muito simples: comprando o produto, os proprietários não precisavam se preocupar. Esses "marginais" iriam ser enfrentados e derrotados pelo corajoso e eficiente "Detetive Bardahl".
AQUI todo acervo de anúncios já publicados no Blog.
Fala Cara Tudo Beleza?
ResponderExcluirPois é, a Turminha Brava foi um marco na propaganda tupiniquim, onde trazia personagens super bacanas com personalidades fortes e a inicência da época. Visite a página da Bardahl no Facebook, saiba que a marca está trazendo de volta os personagens para os dias atuais, sem perder a genialidade e a inocência.
Acesse
http://www.facebook.com/BardahlBR