Um dos mais queridos comediantes do cinema americanos dos anos 50 e 60, JERRY LEWIS começou a carreira cinematográfica em 1949 fazendo dupla com o galã cantor (que integrou a "gang" de Frank Sinatra) Dean Martin.
Ambos já vinham atuando juntos desde 1946, se apresentando em boates, clubes e rádio.
Essa parceria, que "rendeu" 16 filmes, durou até 1956.
Ei-los em foto da época
"A Farra dos Malandros" - 1954
A Dean sempre coube o papel de "escada" para Jerry fazer o abobalhado com suas palhaçadas e estrepolias que tanto atraíam multidões aos cinemas. Era Jerry quem fazia o pessoal rir! Especula-se que essa situação tenha sido o motivo principal que levou o cantor a se desinteressar em continuar trabalhando com o comediante.
"Artistas e Modelos" - 1955
Um fato ilustrativo: apesar de Jerry ser a grande estrela da dupla, era o nome de Dean Martin que aparecia por primeiro nos cartazes e divulgação dos filmes.
"O Meninão" - 1955
Em 1957 Jerry estreou na carreira solo com o filme "O Delinquente Delicado" (cartaz abaixo).
E assim, de sucesso em sucesso, ele foi até o final dos anos 60, quando a bilheteria dos seus filmes começou a declinar. Então, passou a atuar mais como produtor e diretor e na televisão.
Vamos relembrar esse engraçado "abobado"? Clique na telinha para ver a clássica cena de Jerry Lewis e a "máquina de escrever" (no filme "Errado Pra Cachorro", de 1963).
Nota: Mais filmes desse ator na postagem a seguir (desta mesma edição).
AQUI todo o acervo "cinematográfico" do Blog. Visite-o.
Nenhum comentário:
Postar um comentário