Lá pelos anos de 1966/1967 surgiu na "praça" um caderninho espiral, de capa grossa e plastificada contendo dezenas de ilustrações. Causou verdadeira revolução na vida escolar da garotada (e dos professores também). Era o chamado "DESENHOCOP", que chegava para ajudar os "desventurados" estudantes que não tinham inclinação para o desenho ( nem muita vontade!).
(anos 60)
Essa grande "invenção" nada mais era que um conjunto de folhas fininhas de papel vegetal (ou papel de seda?) com desenhos que abrangiam grande leque de temas escolares (e da vida prática) conforme as séries a que se destinava (vultos da nossa História, religião, família, ciências, geografia, hábitos e costumes, mapas, mundo animal, etc).
(anos 60)
Bastava passar o lápis no contorno do desenho para que ele fosse reproduzido no caderno, no papel almaço, na cartolina, etc. Depois, era só reforçar as linhas transferidas e estava tudo pronto para a "fase" da pintura.
Sem dúvida, um ótimo material didático. Qualquer imagem era fácil de ser copiada pelos "artistas".
(anos 60)
Servia tanto para o "primário" quanto para o "ginásio" (ou mesmo apenas para divertimento). Só havia um pequeno problema: não era tão baratinho assim (mas acabava-se dando um jeito).
(anos 60)
Alguns anos depois do lançamento o Desenhocop passou por grande mudança (já nos anos 70): seus desenhos aumentaram de tamanho e passaram a ser acompanhados de pequenos textos explicativos.
Mais Escola dos anos 50/60? Clique AQUI.
Foi uma tempo muito bem; hoje sou uma garoto de 50ANOS
ResponderExcluirUsei muito o Desenhocop, meus trabalhos eram datilografados e ilustrados com ele... Saudades!
ResponderExcluirTempos bons, usei Desennhocop nos anos 1968. 69, 70, 71. Meus trabalhos escolares e textos do dia-a-dia, tinham mais vidas quando eram decorados com as gravuras, de acordo com texto.
ResponderExcluirBem, eu usei usei muito o desenhocop, mas nos anos 70 e não 60!
ResponderExcluirTinha quase a coleção toda.
Que saudade! Eu amava!!!
ResponderExcluirEu também usei, porém tive apenas um exemplar, lá em 1971, da segunda série.
ResponderExcluirAdorava Desenhocop... Os que eu tive, usei até rasgar os contornos! Saudades!!!
ResponderExcluirTenho 58 anos e usei muito o desenhocop e nao era muito barato nao. Mas era bom para treinar desenho
ResponderExcluirTambem lembro da caneta vermelha futura do chaveiro mug e da revista Recreio e do estojo de lapis com tampa retrátil eds Caloi dobrável. Tênis conga e Kichute. Bons tempos e saudades
Era meu sonho ter um desenhocop!Mas como venho de uma família de muitos irmãos, e por não ser barato, meus pais não puderam me dar um! 😔
ResponderExcluirEu tive também q saudades
ResponderExcluirSaudades.
ResponderExcluirBem que alguma empresa poderia produzir novamente!!!! rsrsss
ResponderExcluirEu compraria . E vocês ?
Eu gostaria de ter de novo hoje , compraria com certeza .😊
ExcluirSim compraria..muito bom
ExcluirPoderiam produzir novamente, seria muito bom
ResponderExcluirPASSEI HORAS TENTANDO ME LEMBRAR COMO SE CHAMAVAM TAIS LIVRETOS C/ OS DESENHOS [ COMO ME SINTO VELH0 ]. TIVE UMA COLEÇÃO DESTES.
ResponderExcluirEra meu sonho ter um..mas era uma epoca muito dificil p meus pais..
ResponderExcluirEm 1966, com 16 anos de idade
ResponderExcluirmeu primeiro emprego com carteira de trabalho de menor, foi exatamente na Edições Escolares Desenhocop, que ficava na Rua Treze de Maio, no Bairro da Bela Vista 'Bixiga" em São Paulo- SP.
Que saudades tive um para fazer trabalhos escolar. Muito bom. Gostaria de comprar e dar para meu neto ele gosta de desenhar.
ResponderExcluirGoogle
ResponderExcluirNostalgia pura
ResponderExcluir