"Terminou ontem, na capital da Filândia, a "XV OLIMPÍADA" da era moderna (iniciada no dia 19 de julho) com a participação recorde de 69 países e quase 5.000 atletas.
Para sediar os Jogos Olímpicos a cidade de HELSINQUE precisou vencer outras 6 concorrentes: Minneapolis, Los Angeles, Detroit, Chicago, Filadélfia (nos Estados Unidos) e Amsterdam(na Holanda).
Como esperado, o grande e eletrizante embate foi entre as duas potências mundiais: Estados Unidos (com 76 medalhas, sendo 40 de ouro) e União Soviética (71 medalhas, sendo 22 de ouro).
A festa de encerramento foi marcada pela cerimônia de entrega das 459 medalhas de ouro, prata e bronze aos atletas (e equipes) vencedoras nas 19 modalidades disputadas.
A CAMPANHA DOS BRASILEIROS
O Brasil conquistou a sua segunda medalha de OURO em toda a longa história do país nos Jogos. Isso ocorreu pela excepcional performance do saltador ADEMAR FERREIRA DA SILVA no salto triplo. A primeira foi em 1920 na Olimpíada de Antuérpia, com o militar GUILHERME PARAENSE vencendo na modalidade de tiro com pistola rápida.
Ademar no salto que o levou à gloria olímpica
Exatamente no dia 23 de julho Ademar bateu duas vezes o seu próprio recorde, saltando 16,12m e 16,22m (este lhe deu a medalha de ouro e o título de "recordista olímpico e mundial do salto triplo").
Nessa prova o segundo lugar ficou com o atleta soviético e o terceiro com o representante da Venezuela.
Ademar Ferreira da Silva no PÓDIO
Além dessa medalha de ouro, o Brasil conquistou mais DUAS DE BRONZE: no salto em altura, com JOSÉ TELLES DA CONCEIÇÃO e na natação (1.500m livre), com TESTUO OKAMOTO. Abaixo, eles no pódio.
José Telles da Conceição
Tetsuo Okamoto
A equipe olímpica brasileira participou em 12 modalidades, com 108 atletas".
AQUI outros acontecimentos que marcaram os anos 50/60 no Brasil e no mundo.
AQUI outros acontecimentos que marcaram os anos 50/60 no Brasil e no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário