Hoje mostraremos alguns cartazes daqueles filmes (americanos, é claro) grandiosos, com cenas exuberantes, cenários suntuosos e trilha sonora tonitruante: os filmes épicos de temas bíblicos.
"Barrabás" - 1962
Passou no Brasil no ano seguinte ao lançamento (1963)
Os anos 50 e 60 foram pródigos nesse tipo de filme, protagonizado por atores famosos e de orçamentos caríssimos (as chamadas superproduções). Quem não se lembfra de "OS DEZ MANDAMENTOS", "BEN HUR", "A CRUZ E A ESPADA", "O CÁLICE SAGRADO", dentre tantos outros?
"Quo Vadis" - 1951
"Rei dos Reis" - 1961
Embora retratasse passagens da Bíblia, não se pode dizer que eram "filmes de religião" no sentido de serem direcionados a determinados segmentos religiosos, como vem acontecendo no cinema brasileiro dos dias atuais (filmes para espíritas, para católicos, para evangélicos, etc).
Eram dramas, aventuras e suspenses maravilhosos que, na maioria das vezes, estavam longe de primar pela fidelidade aos acontecimentos historicos do tema.
"A História de Ruth" - 1960
Gostei muito do arquivo sobre os cartazes dos filmes.Adoro cinema e também curto muito colecionar os filmes e os cartazes do cinema de ontem.
ResponderExcluirJosé
Valeu, Zé! Muito obrigado pela visita e comentário. Parabéns pelo blog "LUMBER".
ResponderExcluir