Este blog é uma REVISTA ELETRÔNICA QUINZENAL para a turma dos "ANOS DOURADOS" relembrar e matar saudades da infância e adolescência. E, também (porque não?), para os MAIS NOVOS conhecerem coisas da época e o que se passava naqueles tempos. FOTOS dos símbolos e ícones dos ANOS 50/60 (e dos 40/70), tiradas da WEB e reunidas num só lugar, com algumas informações do PASSADO. CLICAR NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS
domingo, 30 de setembro de 2012
IMAGENS - Velharia: Máquina de tricô LANOFIX
No decorrer dos anos 50, na cidade de São Paulo, uma pequena empresa familiar "de fundo de quintal" (literalmente) desenvolveu um trabalho que a tornaria grande êxito empresarial na década seguinte.
(anúncio de 1962)
Ela fez seu produto principal virar uma grande "febre" nacional. Falamos da então "LANOFIX DO BRASIL S/A", fabricante (depois de ser apenas representante e montadora por algum tempo) da MÁQUINA DE TRICÔ LANOFIX, de origem italiana. As imagens abaixo são de uma máquinas "TRICOMATIC" dos anos 60.
Essa tremenda novidade (por muitos e muitos anos a única no mercado) logo foi "descoberta" pelas tricoteiras da época como uma boa fonte de renda, por ser muito mais produtiva que as tradicionais agulhas de tricô.
Um contingente enorme de mulheres no Brasil todo (tricoteiras ou não) passou a "fazer tricô pra fora" com essas máquinas (de fácil manejo). Sempre havia um pequeno empresário (comerciante) a bancar o material e, até, financiar a compra do próprio equipamento em troca da exclusividade da produção (roupinhas de bebê, na grande maioria).
E assim a máquina de tricô Lanofix fez história! Essa "onda" chegou até os anos 70 e depois foi esmorecendo aos poucos. A empresa continua no mercado (inclusive representando marcas estrangeiras), mas não com a mesma força que chegou a ter naquelas décadas.
Clique na telinha abaixo para relembrar um anúncio da Lanofix na TV.
Mais coisas dos anos dourados AQUI.
VITROLA ANTIGA: WALDIR AZEVEDO ("Brasileirinho")
Vamos ouvir na VITROLA ANTIGA de hoje uma antológica música de 1947, executada por seu criador: o choro "BRASILEIRINHO" do virtuoso músico e compositor WALDIR AZEVEDO (e seu cavaquinho):
IMAGENS - Gibi: "O GURI"
Este gibi bastante colorido (uma novidade) teve sua estréia no ano de 1940 e eram traduções de "comics" americanos. Deve ser reconhecido o valor da iniciativa da editora "Diario da Noite" (de Assis Chateaubriand) por ter feito isso naqueles longínquos tempos.
Há muito deixou de existir. Teve diversas versões (1940, 1952, 1954 e em 1968, por muito pouco tempo).
1949
1954
1957 |
1956 |
Mais "quadrinhos" AQUI.
IMAGENS - Estante de livros: Boas maneiras - Arquitetura e decoração - Taquigrafia
Livros interessantes para o dia a dia dos anos 50 e 60:
1) "BOAS MANEIRAS E OUTRAS MANEIRAS": o autor foi famosíssimo colunista social na cidade de São Paulo (além de escritor, poeta, etc). Através desta obra ficamos sabendo um pouco da etiqueta social dos anos 60 (como se comportar à mesa, em recepções, com visitas, em luto e muitas outras situações da rotina diária).
1965
2) "SUGESTÕES DE ARQUITETURA E DECORAÇÃO": propostas criativas para os arquitetos e decoradores dos anos 50.
1956
3) "NOVO MÉTODO DE TAQUIGRAFIA": Em três meses (no máximo cinco) você estará "escrevendo" em taquigrafia. Praticando bastante, em dois anos você será um "craque" nesse modo de escrita tão importante nos anos 50 (hoje pouquíssimo utilizado, apenas em atividades muito especiais).
1955
Veja AQUI todos os livros da nossa Estante.
IMAGENS - Escola: Cartilha "BRINCAR DE LER"
As imagens mostradas abaixo são de um exemplar do ano de 1946 (basta clicar nas fotos, para aumentá-las. Vale a pena ler os poucos textos).
Essa cartilha "BRINCAR DE LER", do professor paulista (escritor, jornalista e pedagogo) RENATO SÊNECA FLEURY, foi lançada pela primeira vez em 1939.
Durante as quatro décadas seguintes foi reeditada sucessivamente, chegando próximo de 1 milhão de exemplares vendidos!
Também é de autoria do prof. Sêneca uma cartilha (anos 30 aos 50) dirigida especialmente à alfabetização de "crianças do campo", denominada "NA ROÇA" (cartilha rural para albetização rápida).
Clique AQUI para "viajar" pela Escola dos anos 50 e 60.
FATOS - EFEMÉRIDES DOURADAS
02.05.1962
O time português do BENFICA vence o REAL MADRID, da Espanha, e torna-se bicampeão da COPA EUROPA DE FUTEBOL.
24.10.1959
É encontrada morta em sua residência, no Rio de Janeiro, a cantora DOLORES DURAN, de 29 anos.
04.12.1963
É aprovada no CONCÍLIO VATICANO II (da Igreja Católica) alteração na liturgia da Missa: passa a ser celebrada com o padre de frente para os fiéis (não mais de costas) e no idioma de cada país ( não mais em latim).
29.05.1953
Avião comercial americano bate o recorde mundial de distância (em vôo sem escala) fazendo o percurso LOS ANGELES / PARIS (9.173 km) em 20 horas e 31 minutos.
Mais notícias dos anos 50 e 60 AQUI.
FATOS - VOCÊ SE LEMBRA ?
IMAGENS - Velharia: "SALVO CONDUTO"
Hoje é um documento de emissão restrita a casos pontuais (justiça, diplomacia, etc) mas houve época em que teve muita importância na vida dos cidadãos em geral.
Por isso, quando se fala em SALVO CONDUTO logo vem à mente o documento exigido de estrangeiros aqui residentes (especialmente alemães, italianos e japoneses) para seus deslocamentos no país durante a 2ª Guerra Mundial (1939/1945).
Era uma maneira de exercer controle sobre os oriundos de países do "EIXO" (inimigos dos "ALIADOS", aliança da qual participava o Brasil).
Mas não foi só isso, como mostram as imagens! Também foi exigido de brasileiros em suas andanças pela nossa terrinha.
(publicação em jornal de 1937)
Só que por outro motivo, embora praticamente na mesma época: Em 1937 GETÚLIO VARGAS toma o poder e instala o denominado "ESTADO NOVO", que nada mais era que uma feroz ditadura!
(este foi emitido em 1944)
Aí entra o histórico documento, que passou a ser obrigatório para as viagens de brasileiros de uma cidade para outra.
Anos depois da sua criação (ainda no Estado Novo), o Salvo Conduto passou a ser exigido (para esse mesmo fim) apenas dos nossos "patrícios" que não tivessem Carteira de Identidade (que não era um documento tão difundido e imprescindível como atualmente).
este (para estrangeiro) também
IMAGENS - Disco: PINO DONAGGIO
Cantor e compositor italiano (também compôs diversas músicas para filmes famosos) Pino Donaggio teve grande destaque nos anos 60. Em 1965 estourou no mundo todo com a música "IO CHE NON VIVO (SENZA TE)", que foi gravada até por Elvis Presley.
1961
1967 |
E agora clique nas telinhas para recordar alguns de seus sucessos.
"IO CHE NON VIVO SENZA TE"
IMAGENS - Cartaz: "FESTIVAL GINA LOLLOBRIGIDA"
Eis alguns cartazes de filmes da linda atriz italiana GINA LOLLOBRIGIDA, que viveu seu auge e brilho no cinema dos anos 50 e 60.
"O CORCUNDA DE NOTRE DAME" - 1956
(Ela como a cigana Esmeralda, nesse filme)
"TRAPÉZIO" - 1956
"QUANDO SETEMBRO CHEGAR" - 1961
"NOITES DE AMOR, DIAS DE CONFUSÃO" - 1968
Veja AQUI quase uma centena de outros cartazes de filmes de cinema dos Anos Dourados.
IMAGENS - Carro: "PACKARD"
Esse "carraço" é o americano "PACKARD CARIBBEAN CONVERTIBLE" , ano 1953.
É para "ver e babar".
Nossa galeria de carros antigos está AQUI. Clique para visitá-la.
É para "ver e babar".
Nossa galeria de carros antigos está AQUI. Clique para visitá-la.
IMAGENS - Anúncio: triciclo alemão (1952) - chuveiro elétrico (1952) - Shell e os galos (1956)
Peças publicitárias para atrair os consumidores dos anos 50.
Mais anúncios AQUI.
1952
1952
Sobre este da Shell (de 1956): As "rinhas" referidas no anúncio só foram proibidas 5 anos depois (pelo Presidente Jânio Quadros). Mesmo assim, como a briga de galos nunca havia sido uma unanimidade nacional, o anunciante não tinha outra coisa para comparar?
Mais anúncios AQUI.
FATOS - PARADA DE SUCESSOS: "Creio em Ti" - "Se Acaso Você Chegasse" - "Mulher de 30" - "Hino ao Amor"
Nesta edição trazemos à lembrança algumas músicas que estiveram nas Paradas de Sucessos de 1960. Nessa época os intérpretes (Miltinho, Elza Soares, Morgana e Francisco Egydio) eram grandes estrelas do "show business":
"CREIO EM TI" (Francisco Egydio)
"SE ACASO VOCÊ CHEGASSE" (Elza Soares)
"MULHER DE TRINTA" (Miltinho)
IMAGENS - Revista: "3 AMÉRICAS"
Nos anos 50/60 a VARIG (então a mais importante companhia aérea brasileira) tinha uma revista de bordo chamada "3 Américas". Foi a primeira revista dessa empresa e "circulou" nos aviões de 1955 até 1961. A Varig já não existe mais, como a Cruzeiro do Sul, a VASP, a Panair, a Sadia (depois Transbrasil) e outras.
1959
1959
1956
Mais revistas AQUI.
IMAGENS - Brinquedo: BRINQUEDO DE LATA
Mostramos mais alguns brinquedos de lata que certamente divertiram, desta vez, muitas meninas nos anos 50.
Mais brinquedos antigos AQUI.