Dia chuvoso de 21 de novembro de 1964, sábado à tarde. Mais um jogo pelo campeonato paulista entre time "grande" e time "pequeno" do interior (sem maior interesse, que não o de rotina). Um era o fabuloso Santos e o outro, o Botafogo de Ribeirão Preto. O estádio era o da Vila Belmiro, em Santos, e o público pouco passava de 9.000 pessoas.
Pois bem. Aquele joguinho corriqueiro esperado não houve. Em seu lugar a pequena platéia assistiu a uma partida histórica! O time do Santos F.C. impôs uma das maiores goleadas já havidas em jogos oficiais no Brasil: 11 x 0!
(o rapaz do placar descansando um pouco, após muito trabalho)
Pelé marcou 8 gols (na época recorde mundial em um jogo). Os outros foram de Pepe, Coutinho e Toninho.
O primeiro tempo terminava com placar de 7 x 0. Os santistas voltaram para a etapa final já enjoados de gol ... e só marcaram mais 4.
(Coutinho assistindo a entrada da bola no 7º gol de Pelé, no chão)
O time santista jogou assim: GILMAR, ISMAEL, MODESTO, HAROLDO, GERALDINO, LIMA, MENGÁLVIO, TONINHO, COUTINHO, PELÉ e PEPE (sob o comando do técnico LULA).
(Pelé "aprontando". Fez só 8)
Curiosidades:
-No intervalo o roupeiro do Santos "surrupiou" a bola do jogo, para guardá-la de lembrança.
-O Santos acabou sagrando-se CAMPEÃO desse campeonato.
-O grande Oswaldo Brandão era o técnico do Botafogo. Deixou de sê-lo após essa goleada e foi dirigir o Corinthians. Duas semanas depois dessa "fatídica" tarde sofreu outra "enxurrada" de gols em jogo contra o mesmo Santos (que ganhou do seu novo time de 7 a 4, com 4 de Pelé)!
Mais "coisas do futebol dourado" AQUI.
Eu estava la com meu tio Zé Chaves (falecido dias atraz)e vi esse Histórico jogo.
ResponderExcluirNão me lembrava mais a data