Estes anúncios têm, até, um caráter simbólico. O produto (americano), divulgado e vendido inclusive na América Latina, pode ser considerado o precursor das milagrosas formas de se obter enormes resultados na transformação do corpo com pequeníssimo esforço e em pouco tempo. Esse chamativo é exaustivamente utilizado até hoje nas ofertas de máquinas para musculação, especialmente em anúncios de televisão.
1949
Embora dirigidos aos jovens e adultos, atingiam o imaginário da gurizada por serem publicados principalmente em gibis (uma verdadeira "febre" nos anos 40 a 60), além de jornais e revistas.
A "mercadoria" consistia num método de treinamento por correspondência (15 minutos diários em casa e sem equipamento) criado por CHARLES ATLAS (nome de "fantasia" do Sr. Ângelo Siciliano) e baseado em "exercícios físicos estáticos de contração muscular" (tensão dinâmica).
1950
A imaginação corria solta. Os meninos (destaque para os mais franzininhos), de uma hora para outra, já se viam um Hércules, um Sanção, um Maciste, um Ursus, etc (fortões muito em voga na época, graças aos filmes de cinema) e o consequente sucesso junto ao "público feminino".
1951
No anúncio havia um cupom. Tudo muito simples: era só preencher, mandar para New York (gastando os trocadinhos guardados), receber os folhetos com explicações detalhadas e "provas" do regultado e, então, fazer o pedido de compra das apostilas, se o "velho" concordasse em pagar (missão impossível!).
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