Nosso personagem forma com Frankenstein (veja matéria AQUI) a "dupla" mais famosa dos filmes de horror de todos os tempos.
Trata-se do CONDE DRÁCULA (vampiro nas noites tenebrosas e nobre durante o dia) que vive em aterrorizante castelo num vilarejo das remotas montanhas da Transilvânia (Romênia).
"Drácula" (1931)
De vez em quando o cinema americano (que o tornou conhecido em todo canto da Terra, como fez com seu "colega Frank") o leva a Londres, Roma e outras partes do mundo para alguma aventura.
"A Filha de Drácula" (1936)
Foi criado pelo escritor irlandês BRAM STOKER em 1987, no livro de mesmo nome. Diz a História que o autor se baseou num cruel e sanguinário senhor feudal que realmente teria existido por aquelas bandas.
"O Filho de Drácula" (1943)
"A Casa de Drácula" (1945)
Com o passar dos séculos ( e graças à Hollywood, principalmente) foram sedimentadas algumas características boas/ruins do nosso terrível vampiro (o verdadeiro "Mal em pessoa" para quem o conhecia bem). Vamos a elas:
01 - Tem força e inteligência sobre-humanas
02 - Só morre com uma estaca enfiada no coração (para os mais rigorosos e vingativos é preciso, tambem, que seja decapitado)
03 - Tem poder sobre criaturas da noite
04 - É imortal (e nunca envelhece)
05 - Sua recuperação de ferimentos sofridos é imediata (exceto o pequenino problema do item 2)
06 - Facilmente consegue hipnotizar as pessoas (em especial as mulheres bonitas)
"O Vampiro da Noite" (1959)
Além das "qualidades" acima ele também tem algumas "fraquezas" (para nossa sorte!):
07 - Precisa de muito sangue humano para viver
08 - Sua imagem não é refletida no espelho (às vezes isso até que é bom, não é mesmo?)
09 - Não pode sequer chegar perto de cruxifixo, água benta, alho e prata
10 - A luz solar lhe é fatal (ele costuma virar um montinho de pó, depois de muito se contorcer)
NOTA IMPORTANTE: Por isso, Drácula passa o dia todo dormindo num ataúde escondido no castelo (geralmente, esse é o melhor momento para dar-lhe uma "estocada" no coração)
"Drácula, o Príncipe das Trevas" (1966)
O bom de tudo isso é que Drácula costuma ser implacavelmente perseguido por um tal de "VAN HELSING", que se diz caçador de vampiro e faz de tudo para livrar o mundo dessa criatura abjeta (e normalmente consegue)!!!
Bela Lugosi e Christopher Lee (o "Saruman" da saga "O Senhor dos Anéis") foram os dois mais importantes atores a representar o vampirão no cinema (Lugosi nos anos 30 e Lee nos anos 50/60). Olha os dois aí em baixo, fazendo o que mais gostam:
Bela Lugosi
Christopher Lee
Se tiver "nervos fortes" clique na telinha abaixo para ver Drácula ao vivo e em cores:
Mais "Cartaz" AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário