Este blog é uma REVISTA ELETRÔNICA QUINZENAL para a turma dos "ANOS DOURADOS" relembrar e matar saudades da infância e adolescência. E, também (porque não?), para os MAIS NOVOS conhecerem coisas da época e o que se passava naqueles tempos. FOTOS dos símbolos e ícones dos ANOS 50/60 (e dos 40/70), tiradas da WEB e reunidas num só lugar, com algumas informações do PASSADO. CLICAR NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
FATOS - P A R A D A D E S U C E S S O S: "TENHO UM AMOR MELHOR QUE O SEU" (Antonio Marcos) - "LINDA MEU BEM" (Ari Toledo) - "HONEY" (Bobby Goldsboro)
FATOS - Diversos: O IMBRÓGLIO DO PORTA-AVIÕES "MINAS GERAIS"
Nos primeiros anos da década de 60 uma inusitada crise se instalou nas altas esferas das Forças Armadas brasileiras.
Juscelino Kubitschek era o presidente da república e os protagonistas dessa incrível trapalhada (num arroubo de "ciumeira"?) , as nossas MARINHA e AERONÁUTICA.
Talvez por falta de inimigos externos com que se preocupar, elas resolveram iniciar uma "escaramuça" entre si (que acabou extravasando os gabinetes e estava levando a um grave impasse institucional).
E tudo por causa de uma "belonave"! O "MINAS GERAIS". Vamos aos fatos:
Em dezembro de 1956 Juscelino resolveu fazer um agrado às duas forças, que não "simpatizavam" muito com ele e viviam pedindo a aquisição de um NAVIO PORTA-AVIÕES.
Comprou, então, da Inglaterra um Navio Aeródromo Ligeiro de segunda mão (que havia participado da 2ª Guerra Mundial) denominado "HMS Vengeance", rebatizado para "Minas Gerais". Sete meses depois (1957) nosso gigante saiu daquele país rumo a um estaleiro na Holanda, onde passaria por um grande processo de modernização.
EI-LO SENDO MODERNIZADO
Em 17 da janeiro de 1961, terminada a transformação (e já devidamente incorporado à Armada Brasileira) deixou o estaleiro com destino ao Rio de Janeiro, onde chegou nos primeiros dias de fevereiro.
CHEGADA TRIUNFAL!
Pronto! Estava apto a defender nosso extenso litoral. Mas, antes que aqui chegasse, era preciso estar resolvida uma "pendenga" que já vinha se arrastando desde um ano antes e que agora assumia proporções inquietantes, afetando a tão necessária harmonia entre os militares:
Tanto a Marinha como a Aeronáutica mostravam-se irredutíveis na intenção de ter para si o COMANDO DA TRIPULAÇÃO DOS AVIÕES EMBARCADOS.
Como não chegavam a um acordo e com o ambiente se deteriorando cada vez mais, o "comandante supremo das Forças Armadas" teve se intervir. E Juscelino resolveu empurrar o problema para frente: durante um ano os aviões seriam tripulados por aviadores da FAB, que estariam subordinados ao comando da Marinha!
Contava ele com o fator tempo para acalmar os ânimos acirrados (e, certamente, porque essa "bomba" estouraria nas mãos de Jânio Quadros, o presidente eleito que logo tomaria posse).
Essa decisão "salomônica" perdurou até 1965, já no governo militar, quando o presidente Castelo Branco (através de decreto) garantiu à Aeronáutica o comando de aeronaves embarcadas e de suas tripulações, proibindo a Marinha de ter aviões militares sob seu controle.
Notas:
1) Em 2001 o "Minas Gerais" deixou o serviço ativo. No ano seguinte foi vendido em leilão (como sucata) a um estaleiro chinês. Acabou sendo desmanchado na Índia.
2) Na época, essa surreal situação levou o eterno "gozador" JUCA CHAVES a gravar uma musiquinha. Fez sucesso! Ouça-a e reviva o "clima":
"BRASIL JÁ VAI À GUERRA" (1960/1961)
Mais acontecimentos dos "Anos Dourados" AQUI e AQUI
FATOS - M O D A: Vestidos dos anos 50
(1951) Vestido para uso em ambiente de praia. De algodão estampado, pode ser usado com ou sem bolero. Tem botões na frente, dois grandes bolsos e cinto.
(1952) Vestido mantô com mangas inteiriças, discreto decote em "V" e ombros redondos.
(1959) Conjunto na linha "saco", com lacinho na frente e em "surah" estampado
Mais "Moda" AQUI.
VITROLA ANTIGA - "TINTARELLA DI LUNA" (MINA)
Nos anos 60 (inclusive durante a onda da JOVEM GUARDA), talvez por não ser divulgado, havia um desconhecimento quase que geral do fato de muitos dos grandes sucessos serem versões de músicas americanas, inglesas e italianas, principalmente.
Esta canção que rodamos na nossa "Vitrola" de hoje foi lançada pela cantora italiana MINA no ano de 1959. O pessoal da época (e o atual também) logo a reconhecerá.
É só clicar na telinha abaixo.
"TINTARELLA DI LUNA"
No ano seguinte (1960) a nossa CELLY CAMPELLO fez extraordinário sucesso com uma sua versão, que recebeu o título de "BANHO DE LUA". Clique AQUI para relembrar.
Todos os discos da "Vitrola Antiga" está AQUI.
IMAGENS - Velharia: FIGURINHAS DO "BOLÃO" (CHICLETES "PING-PONG")
No início dos anos 60 quando a garotada abria uma embalagem do chiclete de bola "PING-PONG" encontrava junto com o "tijolinho" a estampa de um simpático personagem fazendo alguma coisa: era o "BOLÃO", criado na década de 30 para a histórica revista infantil "O TICO TICO".
PROPAGANDA EM GIBI DE 1961
Esse chiclete, que vendia que nem água, era fabricado pela KIBON.
Nosso amigo aparecia nas figurinhas em atividades "temáticas", como: nos ESPORTES, nas PROFISSÕES, fazendo TURISMO, visitando o ZOOLÓGICO e (incrível!) cometendo variadas IMPRUDÊNCIAS.
Essa distribuição de brindes junto com guloseimas não era pioneira (Veja AQUI publicação anterior sobre as figurinhas do "ZEQUINHA").
A grande concorrente do "PING PONG" foi o chiclete de bola "PLOC", que também distribuía brindes desse tipo.
Mais "Velharia" AQUI.
IMAGENS - Escola: ANTIGO CURSO COLEGIAL "CLÁSSICO"
Como já vimos anteriormente (AQUI) até os últimos anos da década de 60 o ensino Médio (após o "Primário") era formado pelos cursos Ginasial e COLEGIAL.
Este último oferecia 3 opções. E uma delas era o "CURSO CLÁSSICO", com forte ênfase para Ciências Humanas e Área de Letras (enquanto o "Científico" destacava as Ciências Exatas e Naturais) e que, também, tinha duração de 3 anos e permitia o ingresso no Ensino Superior.
ANOS 50
1957
1958
Mais "Escola" AQUI.
IMAGENS - Gibi estrangeiro: "SILVESTER & TWEETY" - "CASPER, THE FRINDLY GHOST" - "FELIX, THE CAT" - "RUFF & REDDY"
Não foi apenas a turminha do Sr. Disney que chegou por estas bandas e fez grande sucesso junto à garotada dos anos 50 e 60.
Esse pessoal aí em baixo também estourou nos gibis e desenhos animados da época:
"SILVESTER & TWEETY" - Para nós, passarinho "Piu-Piu"(Tweety) e gato "Frajola"(Silvester)
"CASPER, THE FRIENDLY GHOST" - Para nós, "Gasparzinho, o Fantasminha Camarada"
"FELIX, THE CAT" - Para nós, "Gato Félix"
IMAGENS - Disco: PETULA CLARK
Um dos grandes nomes da música mundial dos anos 50/60.
Em 1964 entrou definitivamente no fechado mercado americano com o extraordinário êxito de sua música "DOWNTOWN" e ganhou todo o mundo (inclusive nós).
Sua estréia no cinema foi na década de 40 e até 1969 fez 14 filmes. Continua no batente até hoje.
Clique nas telinhas abaixo para ouvir PETULA CLARK em três músicas muito representativas de seu repertório.
Mais "Disco" AQUI.
PETULA CLARK é uma cantora, atriz e compositora inglesa (antes dos 10 anos já cantava profissionalmente). Seu primeiro sucessos em disco foi no ano de 1954.
ANOS 60
1965
Com o tempo passando, transformou-se em absoluto sucesso em seu país. Já no começo da década de 60 mudou-se para a França, onde também triunfou.
1966
1968
Em 1964 entrou definitivamente no fechado mercado americano com o extraordinário êxito de sua música "DOWNTOWN" e ganhou todo o mundo (inclusive nós).
Sua estréia no cinema foi na década de 40 e até 1969 fez 14 filmes. Continua no batente até hoje.
Clique nas telinhas abaixo para ouvir PETULA CLARK em três músicas muito representativas de seu repertório.
"DOWNTOWN"
"THIS IS MY SONG"
"MY LOVE"
Mais "Disco" AQUI.
IMAGENS - Cartaz de Cinema: FESTIVAL GREGORY PECK - 2ª PARTE ("Estigma da Crueldade" - "Os Canhões de Navarone" - "Pavilhão 7" - "A Voz do Sangue" - "Miragem" - "A Grande Ameaça"
IMAGENS - Anúncio: SEGURO DE VIDA - "NESCAFÉ" - ARROZ "VITÓRIA" - DESODORANTE "ALERT"
Recomendação: não compre nada antes de fazer estes testes:
Mais "Anúncio" AQUI.
1953 (SEGURO DE VIDA)
1958 (CAFÉ INSTANTÂNEO)
1959 (ARROZ AMARELÃO)
1967 (DESODORANTE)
Mais "Anúncio" AQUI.
FATOS - E F E M É R I D E S D O U R A D A S
28.11.1962
Diretor do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz, da Faculdade de Medicina da USP, declara-se totalmente favorável ao projeto (em estudo pelo Conselho de Ministros) que condiciona o registro de diploma de médico à prestação de serviços, durante 1 ano, onde se verificar falta desse profissional.
22.11.1955
Presidente Nereu Ramos solicita ao Congresso Nacional a decretação de ESTADO DE SÍTIO em todo o país, por 30 dias.
13.09.1958
Está sendo bem recebido pelos sacerdotes católicos da Capital Federal o movimento de padres gaúchos pela substituição da tradicional batina por traje civil (preto ou branco).
23.10.1959
Instituto Nacional do Livro concede o "Prêmio Machado de Assis", na categoria de melhor romance, a Jorge Amado, por "GABRIELA, CRAVO E CANELA".
Mais acontecimentos dos anos 50 e 60 AQUI.
FATOS - VAMOS AO TEATRO? ("A VISITA DA VELHA SENHORA" - "ZELLONI EM UMA PEÇA SÓ" - "A CRIAÇÃO DO MUNDO SEGUNDO ARY TOLEDO")
Mais produções que "rolavam" em nossos teatros nos anos 60:
(1962) "A VISITA DA VELHA SENHORA". No elenco de 80 atores, Sergio Cardoso e Cacilda Becker
(1964) Zelloni
(1968) Ary Toledo
(1969) Chico Anisio
Mais "Teatro" AQUI.
ESTANTE DE LIVROS: "O MUNDO E SUAS MARAVILHAS"(1945) - "O PENSAMENTO VIVO DE ROUSSEAU"(1954) - "CURSO PRÁTICO DE RÁDIO"(1955) - "TESTEMUNHAS DE CRISTO"(1951)
Nossa "Estante" dos Anos Dourados está cada vez mais eclética. É pra todos os gostos!
Mais livros de nossa "Estante" AQUI.
Clique em "POSTAGENS MAIS ANTIGAS" (logo abaixo) PARA CONTINUAR ESTA EDIÇÃO (com as matérias "Velharia" e "Brinquedo").
"O MUNDO E SUAS MARAVILHAS" (1945)
"O PENSAMENTO VIVO DE ROUSSEAU" (1954)
"CURSO PRÁTICO DE RÁDIO" (1955)
"TESTEMUNHAS DE CRISTO" (1951)
Mais livros de nossa "Estante" AQUI.
Clique em "POSTAGENS MAIS ANTIGAS" (logo abaixo) PARA CONTINUAR ESTA EDIÇÃO (com as matérias "Velharia" e "Brinquedo").