Este blog é uma REVISTA ELETRÔNICA QUINZENAL para a turma dos "ANOS DOURADOS" relembrar e matar saudades da infância e adolescência. E, também (porque não?), para os MAIS NOVOS conhecerem coisas da época e o que se passava naqueles tempos.
FOTOS dos símbolos e ícones dos ANOS 50/60 (e dos 40/70), tiradas da WEB e reunidas num só lugar, com algumas informações do PASSADO.
CLICAR NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS
Com vocês, um dos mais antigos conjuntos vocais brasileiros em atividade: os "GOLDEN BOYS".
Os dois primeiros discos da longa carreira(um "LP" e um "78rpm") foram gravados em 1958, ano em que foi formado pelos irmãos ROBERTO, RONALDO e RENATO e pelo primo VALDIR, todos "de menor".
Essa turma participou, com destaque, do movimento da "Jovem Guarda".
1965
1966
1966
1968
Vamos ver esse quarteto em ação? É só clicar nas telinhas abaixo.
A fabricante "Swift do Brasil" não mais existe (desde o final da década de 80) mas o produto "presuntada" continua por aí, embora sem o destaque que tinha nos anos 50. A marca também permanece sendo utilizada pela empresa sucessora.
ANOS 50
Nada mais era que uma espécie de patê bem consistente de carne de porco (e mais algumas "cositas") coberto por uma fina camada de gordura.
Por ser de carne menos "nobre" que a usada no presunto, era mais barata e, por isso, muito popular. As más línguas chamavam-na de "presunto de pobre". Puro preconceito! Era realmente muito apreciada, qualquer que fosse o modo de preparo após fatiada pelas zelosas mães.
1950
1951
A presuntada vinha acondicionada em uma pequena lata de formado trapezoidal. Sua abertura (bastante incomum) dispensava o uso de abridor convencional: era só soltar, encaixar e girar a chavinha (grudada na lateral da lata) para enrolar uma tira destacável que liberava a tampa de metal. Durante (e depois) dessa "operação" era preciso ter o máximo de cuidado: as bordas criadas eram afiadíssimas e qualquer descuido ...
Você tem ideia de "a quanto anda" o cinema mexicano? É bem provável que não.
Nos dias atuais é quase inexistente por aqui. Mas já teve seus dias de glória entre nós!
Graças à ajuda do seu vizinho grandão, a indústria cinematográfica do México passou por um período de esplendor nas décadas de 40 e 50.
1946
1950
A América Latina foi invadida por filmes desse país, principalmente nos anos 50. E o Brasil não ficou fora dessa "febre". Toda a produção era exportada pela "PELMEX-Películas Mexicanas", empresa estatal fundada em 1945, que cuidava da distribuição (no Brasil, também, da exibição nas salas).
ANÚNCIO DE 1953 (PEQUENA AMOSTRA DA "INVASÃO")
1951
Por isso, muitos atores e atrizes ficaram conhecidíssimos do público brasileiro da época, como: MARIA FÉLIX, MÁRIO MORENO ("CANTINFLAS"), PEDRO ARMENDÁRIZ, DOLORES DEL RIO, ARTURO DE CÓRDOBA e outros.
1954
Os temas dos filmes eram bem variados e mostravam muito do folclore do país (aí incluídos os típicos e enormes "sombreros"): comédias, musicais, os chorosos "dramalhões mexicanos", aventuras, policiais, terror, bang bang e (incrível) sérios filmes de heróis mascarados de luta livre!
(Cena de "NO ME OLVIDES NUNCA", DE 1956)
O FILME "CIELITO LINDO"(1957) TORNOU-SE MUNDIALMENTE CONHECIDO. SUA MÚSICA HOMÔNIMA (QUE JÁ EXISTIA ANTES) É UM VERDADEIRO HINO DO MÉXICO.
"CIELITO LINDO" - Pedro Infante
Capítulo à parte merece o comediante "CANTINFLAS". Veja duas matérias sobre ele AQUI e AQUI.
Lançada a pedra fundamental do Santuário de Nossa Senhora de Fátima a ser construído em Brasília, futura capital federal.
10.10.1968
Governo francês veta alienação de grande parte das ações da CITROEN para a italiana FIAT alegando que é preciso manter a independência de uma das maiores indústrias da França.
21.01.1967
Tem início o novo sistema de coleta de lixo urbano da capital paulista, agora por empresa particular.
22.08.1969
Governador de São Paulo declara que em setembro haverá racionamento de água na capital, caso o povo não colabore para redução do consumo. Segundo ele, a principal causa dessa crise é a maior estiagem dos últimos anos.
04.11.1961
Brasil está próximo de finalizar a compra de 3 reatores atômicos que deverão estar prontos para geração de eletricidade em 5 anos.
Estas músicas marcaram a infância e adolescência de muitos senhores e senhoras de hoje.
-"ÚLTIMA CANÇÃO"(1968) - Paulo Sérgio (AQUI)
-"A NOIVA" (1961) - Ângela Maria (AQUI)
-"MY PRAYER"(1957) - The Platters (AQUI)
-"MONDAY, MONDAY(1966) - The Mamas & The Papas (AQUI)
Mais "Você se Lembra?"AQUI.
Mais trabalhos de atores/atrizes e diretores que deixaram marcados seus nomes nas artes cênicas.
Graças às atuações na televisão, boa parte deles se tornou muito popular por décadas depois. Alguns ainda estão no batente.