VITROLA ANTIGA: "HERE, THERE AND EVERYWHERE" (The Beatles) - "GENTE HUMILDE" (Márcia)

Para rodar na VITROLA de hoje, dois vinis com músicas de famosas novela dos anos 60.

Tema da novela "Beto Rockefeller" (1968/69), com os Beatles (em 1984 voltou em "Vereda Tropical", interpretada por Billy Preston)


Tema da novela "Véu de Noiva, de 1969
AQUI mais uma música dessa novela: TELETEMA (ambas  cantadas por Regininha)


Mais "Vitrola" AQUI.

IMAGENS - Velharia: ... ERA ASSIM EM ...


AVENIDA IBIRAPUERA - SÃO PAULO   INÍCIO DOS ANOS 50


PRAÇA RAUL SOARES - BELO HORIZONTE   1953


PONTE HERCÍLIO LUZ (E PRAÇA EM HOMENAGEM AO GOVERNADOR QUE A CONSTRUIU) - FLORIANÓPOLIS   ANOS 50

Mais "Velharia" AQUI.

IMAGENS - Velharia: JORNAL "A GAZETA ESPORTIVA"

O jornal paulista "A GAZETA ESPORTIVA" foi a mais importante publicação brasileira especializada em esporte (com predominância do futebol, é claro!) antes, durante e depois dos anos 50 e 60. Era de circulação diária e em todo o país.

1952
1955























Foi às bancas pela primeira vez em 10.10.1947. Antes, de 1928 até esse ano, fazia parte do jornal "A Gazeta", como um caderno esportivo semanal.


1958
1959
1960

1954
Não se limitava a cobrir e noticiar os acontecimentos. Promovia campeonatos populares e colegiais das mais diversas modalidades (tênis, malha, box, xadrez e, até, braço de ferro e tamboréu, dentre outras).

1962
1963























A Corrida de São Silvestre (até hoje famosa) foi uma das iniciativas vitoriosas desse jornal.

"SE A GAZETA ESPORTIVA NÃO DEU, NINGUÉM SABE O QUE ACONTECEU" era o slogan do histórico periódico que foi publicado pela ultima vez em 19.11.2001 (após 54 anos de existência).

Clique AQUI para ler matéria sobre a revista "A Gazeta Esportiva Ilustrada", que também foi publicada pela Fundação Cásper Líbero.


FLAGRANTES DOS ANOS 50/60

(1949) SÃO PAULO: LARGADA DA CORRIDA AUTOMOBILÍSTICA "WASHINGTON LUIS"

(1958) NEW YORK: POUSO DE EMERGÊNCIA NA ESTRADA

(1950) DRAMA NA GUERRA DA CORÉIA

Mais "Flagrantes" AQUI.

IMAGENS - Programa de TV: "PROGRAMA PULLMAN JÚNIOR"

Mesmo quando a televisão ainda engatinhava no Brasil, os publicitários já haviam percebido a importância mercadológica dos programas infantis.
Por isso, alguns grandes fabricantes de produtos para criança (e para seus pais) investiram prá valer nesse tipo de programação ("Clube do Papai Noel"-AQUI-, "Sessão Zig-Zag", "Sessão Zás-Trás", etc).
Mas, além desses que se propunham a gastar com comerciais nos intervalos, alguns dispendiam muito dinheiro para marcar presença mais fortemente junto ao telespectador mirim. Eram os que patrocinavam o programa, ostentando suas marcas no título, além do "merchan" com a criançada presente:  "Circo Bombril", "Gincana Kibon", "Teatrinho Trol", "Sabatinas Maizena"-AQUI- e outros.




Nosso destaque de hoje é o "PROGRAMA PULLMAN JÚNIOR" que ficou no ar de 1953 a 1969 (voltou em 1978), pela TV RECORD-SP (retransmitido pela TV RIO). Nesse tempo teve diversos apresentadores, destacando-se Cidinha Campos (sim, ela mesmo!) e Durval de Souza.


1959


A empresa patrocinadora ("Pão Americano Ind. e Com. S/A") foi a pioneira da panificação mecanizada no Brasil. Em 1953 ela lançou o "Pão Pullman" (o 1º pão de forma brasileiro) e logo depois o "Bolo Pullman".
Daí o interesse em bancar um programa de TV (para reforçar sua imagem junto ao público). Pelo jeito, deu certo!).

"Tia" Cidinha em plena atividade


"Pullman Júnior" era uma espécie de "Almoço com as Estrelas" (AQUI) infanto-juvenil. As crianças convidadas (caravanas escolares) ficavam em mesinhas comendo produtos Pullman. Tinha desenhos, atividades educativas,um contador de história, palhaços e outras coisas mais.

Mais "Programa de TV" AQUI.

FATOS - PARADA DE SUCESSOS: "BE MY BABY" (The Ronettes) - "SAPORE DI SALE" (Gino Paoli)

Estas músicas estiveram nas PARADAS brasileiras de 1963. Você vai gostar de recordar o rock americano e a música romântica italiana.

"BE MY BABY" (The Ronettes)


"SAPORI DI SALE" (Gino Paoli)

Clique para ouvir mais sucessos  dos anos 50 (AQUI)  e 60 (AQUI).

IMAGENS - Escola: "GRAMÁTICA LATINA" - "FÍSICA" - "HISTÓRIA DO BRASIL"

Mais livros didáticos dos tempos do GRUPO ESCOLAR, GINÁSIO e COLÉGIO.


1961
1962
























1964
Mais "Escola" AQUI.

FATOS - EFEMÉRIDES DOURADAS

29.08.1958
Presidente da Federação Paulista de Futebol visita a Secretaria da Segurança Pública para reivindicar melhoria do policiamento em campos de futebol da capital e interior.

31.08.1959
Policiais armados com metralhadoras e fuzis ocupam a Estação de Deodoro (R. Janeiro) para impedir protesto dos passageiros de um trem cujo descarrilamento havia causado ferimento em 12 pessoas.

04.08.1950
Câmara Federal recebe mensagem presidencial que permite o transporte e uso de aparelhos fotográficos e cinematográficos (para amador) a bordo de aeronaves de linhas comerciais regulares. A proibição em vigor remonta ao tempo da II Guerra Mundial.

28.06.1967
Israel anexa formalmente ao seu território a parte velha de Jerusalém, que havia sido ocupada na "Guerra dos Seis Dias". Nessa área estão localizados os "lugares santos" dos judeus, muçulmanos e cristãos.

08.01.1968
Polícia Federal reúne provas de corrupção no Serviço de Censura de Diversões Públicas. Os implicados extorquiram milhões de cruzeiros de distribuidoras de filmes para cinema e televisão.


Mais acontecimentos dos anos 50/60 AQUI.

IMAGENS - Cartaz de cinema: FESTIVAL DEBBIE REYNOLDS

Junto com Sandra Dee e Doris Day, a atriz americana DEBBIE REYNOLDS foi ídodo dos adolescentes cinéfilos dos anos 50 e 60. A eterna mocinha ingênua estreou no cinema em 1948.
Nas duas décadas fez mais de 30 filmes. Continua no batente, com 83 anos de idade.




(1957) "A FLOR DO PÂNTANO" NOTA: CLIQUE
AQUI PARA PARA OUVIR DEBBIE CANTANDO O
BELO TEMA MUSICAL DESTE FILME.
1964 "A INCONQUISTÁVEL MOLLY"


























(1959) "COMEÇOU COM UM BEIJO"
(1952) "CANTANDO NA CHUVA"




















(1960) "SEM TALENTO PARA MATAR"
(1959) "COMO FISGAR UM MARIDO"




















(1954) "ROMANCE DA MINHA VIDA"
(1957) "UMA ESPERANÇA NASCEU EM MINHA VIDA"




















(1963) "MEUS SEIS AMORES"
(1959) "PRECE PARA UM PECADOR"




















(1966) "DOMINIQUE"

Mais "Cartaz" AQUI.


IMAGENS - Carro: SIMCA "PROFISSIONAL"

Hoje acrescentamos mais um modelo (o último) ao seleto grupo de carro "simplificado" (ou "despojado") que a Volkswagen (Fusca "Pé de Boi"), a Vemag (DKW "Pracinha") e a Willys (Gordini "Teimoso") produziram nos anos 60: o "PROFISSIONAL", da Simca (leia sobre a empresa AQUI).


Como os outros, este também fazia parte dos planos do governo de propiciar condição para o pessoal menos abastado adquirir um carro (mais barato e com financiamento da Caixa Econômica Federal).


Nosso carro tinha como público-alvo os TAXISTAS e era, basicamente, a versão popular do Simca "Alvorada", um modelo que era bem despojado em relação aos demais da montadora e que não estava sendo mais produzido. Simplesmente simplificaram ainda mais o que já era simplificado!


Como havia sido eliminado tudo o que se poderia eliminar, o "Profissional" até que não decepcionou quanto ao desempenho e consumo (pois o peso diminuiu).


Tinha muito em comum com seus "primos" das outras três montadoras: o para-choque e a grade eram pintados (ao invés de cromados), eucatex revestia as portas, quebra-sol só para o motorista, revestimento pobre no teto, porta-luvas sem tampa, estofamento de plástico, porta-malas sem revestimento, etc.


Apesar dos pesares, o Simca "Profissional" era o mais confortável e bonito de todos os "populares". Como os outros, também não "vingou".

Clique nos links abaixo para ler matérias sobre cada um deles:




VOCÊ SE LEMBRA?

... dos livros didáticos do prof. Theobaldo Miranda? (AQUI)

... dos filminhos do Zorro ("Don Diego de La Vega") da televisão? (AQUI)

... da cédula de 10.000 cruzeiros, com a efígie de Santos Dumont? (AQUI)

... do túnel submarino que ligaria Rio de Janeiro a Niterói? (AQUI)

... dos filmes açucarados de Doris Day? (AQUI) e (AQUI)

Mais "Você Se Lembra?" AQUI