Em 1960 Juscelino Kubitschek era o presidente do país (1956/1961). Foi o grande incentivador da criação e desenvolvimento da indústria automobilística brasileira.
Nesse ano a FÁBRICA NACIONAL DE MOTORES (AQUI) decidiu homenageá-lo quando do lançamento do mais moderno e luxuoso carro nacional da época: o FNM "2000 JK" (após a revolução de 1964 foi tirado o "JK", ficando apenas FNM "2000").
Era fabricado sob licença da italiana ALFA ROMEO e foi apresentado ao público no dia da inauguração de Brasília (21.04.60).
Durante um bom tempo foi totalmente montado com componentes vindos da Itália.
Cinco anos depois, o índice de nacionalização pouco passava de 80% (bem abaixo das demais fabricantes brasileiras). A intenção do governo era que chegasse à quase totalidade muito tempo antes.
Esse imponentes Alfa brasileiro superava os concorrentes em tudo: desenho, conforto e mecânica.
Alguns detalhes do "2000JK":
-grande área envidraçada e interior espaçoso
-encosto dianteiro (inteiriço) reclinável até o banco traseiro ("cama")
-discreto "rabo de peixe", velocímetro sem ponteiro e porta-malas de 450 litros
-comprimento: 4,71m largura: 1,70m
-consumo médio: 10 km/l (estrada) - tanque de combustível: 60 litros
-câmbio: 5 marchas (pioneiro entre nós) sincronizadas - velocidade máx: 155 km/h
Em 1969 foi reestilizado e teve o nome mudado para FNM "2150" (que foi fabricado até 1973).
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