Nos anos 30 surgiram nos Estados Unidos os primeiros modelos de carro com carroceria de aço e MADEIRA (maciça). Era a linha "TOWN & COUNTRY" ("cidade e campo"), que atingiu seu ápice na década de 50.
As principais montadoras desses charmosos carros (apelidados de "woodies") foram a FORD, a GM e a CHRYSLER.
No início, essa estrutura de madeira foi usada nas grandes peruas ("Station Wagon"-AQUI). Depois passou para os sedans e conversíveis.
Esse complemento, meramente decorativo, fez muito sucesso. Ná época o estilo era mais importante que a segurança.
Sabiam que os "woodies" chegaram por estas bandas? Foi quando a FORD lançou, em 1970, a perua "BELINA" (modelo "luxo especial") com suas faixas laterais e parte do painel feitos com "madeira"(que, na verdade, era material sintético imitando jacarandá!). Para relembrá-la:
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Um comentário:
Já andei de dodge dart. Este tempo não me acabou, mas passou, graças a Deus que passou, passou o tempo do inexorável american way of life. Mas andar de dodge dart não a 5Km/l, mas 5L/km não era bom, era ótimo! Tudo tem seu preço, a história que o diga...:)
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