I) FATOS - Notícias da Época (jornal de 14.10.1977): "CORÍNTIANS: TERMINA A ESPERA DE 22 ANOS. É CAMPEÃO!!!"
"NAÇÃO CORINTIANA COMEMORA TÍTULO DE CAMPEÃO PAULISTA DE 1977"
"Numa partida nervosa e tumultuada (mas de resultado justo) o time do Coríntians quebrou o jejum de 22 anos sem título do Campeonato Paulista. A histórica decisão de ontem no Morumbi foi contra o fortíssimo time da Ponte Preta, de Campinas.
OS CAMPEÕES
Dias antes, um notícia entristecia o torcedor corintiano: o excepcional Palhinha, contundido, não jogaria o terceiro e decisivo jogo (nos dois primeiros cada um venceu um).
O time da capital começou todo na defesa e assim permaneceu por bons minutos, até Luciano acertar um belo chute na trave. A partir daí o time avançou e dominou o jogo: aos dez minutos o Coríntias já tinha chutado 5 bolas a gol e a Ponte nenhuma.
Aos 16' o atacante campineiro RUI REI, após perder uma disputa de bola com Ademir e simular falta, foi expulso por ter xingado o juiz. O jogo ficou paralisado por vários minutos. E assim terminou o primeiro tempo.
Na volta, a Ponte continuou resistindo bem à pressão corintiana. Nem parecia que seu adversário tinha um jogador a mais.
O tempo foi passado e, faltando 8' para o término, BASÍLIO manda a bola para as redes depois de uma impressionante artilharia do seu time.
BASÍLIO E OS COMPANHEIROS COMEMORANDO O TÃO ESPERADO GOL
TERMINA A PARTIDA. O MORUMBI EXPLODE!
O TÉCNICO OSVALDO BRANDÃO É CARREGADO PELA TORCIDA
JUIZ: Dulcídio Vanderlei Boschilia
RENDA: Cr$ 3.325.460,00
EXPULSÕES: Rui Rei - Oscar - Geraldão
Muitas horas de depois do apito final, a torcida (praticamente nas ruas do Brasil todo) ainda festejava o título aguardado por tanto tempo."
NOTAS DO BLOG
a) "Coríntians" (com acento e sem H) era a grafia usada pela grande imprensa da época
b) Clique na TELINHA e veja como foi o histórico gol, com narração de Osmar Santos:
II) FATOS - Cinema Brasileiro: "INDEPENDÊNCIA OU MORTE" - "O PAI DO POVO" "CINDERELO TRAPALHÃO"
1972 |
1979 |
1976 |
No comments:
Post a Comment