(UMA "CANJA" PARA O PESSOAL PÓS ANOS 50/60)
"DEPOIS DE 10 ANOS, O FIM DOS BEATLES"
No dia 10/04/1970 a imprensa do mundo todo noticiou a dissolução dos Beatles. No dia seguinte a notícia chegou até nós pelos jornais brasileiros, que reproduziram os conteúdos das agências de notícias do exterior.
"Paul McCartney, o compositor do grupo, confirmou que deixou o conjunto por "desacordos no plano pessoal, no dos negócios e no musical". Há alguns meses já vinha sendo noticiada essa situação entre ele e os três companheiros. Em especial, comenta-se, pela insistência de Paul na indicação de seu sogro para ocupar um cargo recém-criado ("conselheiro comercial") com veemente discordância de John Lennon, que queria outra pessoa. Paul afirmou não haver mais clima para convivência entre os dois e anunciou o lançamento do seu 1º disco sem a participação de Lennon, Ringo e George. Com essa declaração, ficou oficializada a dissolução do mais famoso conjunto de música popular do mundo.
Na realidade a banda já havia deixado de tocar junto deste o término da gravação do álbum "Abbey Road", meses atrás."
CADA UM SEGUIRÁ SEU CAMINHO |
NOTA:
Em 30.01.1969 (pouco mais de um ano antes) Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr se apresentaram num show em Londres. Foi uma apresentação surpresa (planejada poucos dias antes) no telhado da sede da gravadora APPLE. Durou 42 minutos, até ser interrompida pela polícia pelos problemas que a multidão causava no trânsito, cinco andares abaixo.
Hoje esse acontecimento é visto como uma premonição do que estava por vir: FOI A ÚLTIMA APARIÇÃO PUBLICA DOS BEATLES.
A APRESENTAÇÃO NO TELHADO
CLIQUE PARA ASSISTIR A UM PEDACINHO DESSA ANTOLÓGICA APRESENTAÇÃO
Quem não se lembra desse conjunto vocal feminino que "estourou" no final dos anos 70? Era época das músicas de discoteca, da novela "Dancin' Days", da "disco music" americana e do filme "Embalos de Sábado à Noite" (John Travolta). Vamos recordar alguns de seus grandes sucessos?
"DANCIN' DAYS" 1978
"PERIGOSA" 1977
"O PRETO QUE SATISFAZ" 1978
III) ESTANTE DE LIVROS: Coleção (fascículos) "OS CIENTISTAS"
Nos anos 60 a Editora Abril levou conhecimento e cultura aos lares brasileiros através de fascículos comprados (e encadernados) nas bancas de jornal espalhadas pelo país.
Era uma grande oportunidade para as famílias acessarem enciclopédias de alta qualidade a custo suportável.
Nossa atração de hoje, "OS CIENTISTAS", era formada por 50 fascículos quinzenais (com 20 páginas) que traziam: 1) texto e fotos com vida e obra de grandes nomes do mundo científico, 2) uma caixa de isopor com KIT para experiências de laboratório de algum trabalho do cientista focado e 3) Manual com instruções para realização da experiência (Física, Química e Biologia).
FASCÍCULO E SUA CAIXA DE ISOPOR |
FASCÍCULO |
VOLUME ENCADERNADO |
Clique nos links abaixo e leia matérias já publicadas no Blog sobre outras coleções de fascículos que fizeram história:
DISCO 1979 |
V) VAMOS AO TEATRO? ("No Quarto Com Chico" - "Quinteto Violado" - "Bonifácio Bilhões" - "Classe Média: Televisão Quebrada")
1974 |
1974 |
1977 |
1978 |
AQUI mais coisas dos anos 70.
Um comentário:
Coleção Os Cientistas, me lembro, maravilhosa! De quando a cultura tinha valor!
Postar um comentário