Após o fim da 2ª Guerra Mundial UNIÃO SOVIÉTICA e ESTADOS UNIDOS dividiram a Coréia ao meio (até então sob o domínio do derrotado Japão), tendo como base o "PARALELO 38" (uma linha imaginária que seria a fronteira). A parte de cima ficou com os soviéticos e a de baixo com os americanos. Assim permaneceu até 1948, quando os novos "donos" promoveram eleições e se retiraram. Estavam criadas, então, a Coréia do Norte e a Coréia do Sul (inimigos até os dias de hoje).
Até que, em 25.06.1950, tanques de guerra da C. Norte (apoiada pela China e URSS) invadem Seul, a capital da C. do Sul (apoiada pelos Estados Unidos, que entram na guerra prá valer).
CIVIS SUL-COREANOS FUGINDO DOS COMBATES |
GAL. DOUGLAS MacARTHUR (CENTRO) COMANDANTE DAS FORÇAS DA ONU NO CONFLITO (FORMADAS BASICAMENTE POR SOLDADOS AMERICANOS) |
"PARALELO 38" A LINHA IMAGINÁRIA QUE DIVIDIU A CORÉIA EM DUAS |
Após anos de sangrentas batalhas, com elevadíssimo número de mortos, em 27.07.1953 foi assinado um armistício que pôs fim à luta armada. Nunca houve, porém, assinatura de um Tratado de Paz entre as duas nações.
*********************************************************************************
*********************************************************************************
Hollywood não deixou por menos: nos anos 50
produziu uma enxurrada de filmes sobre a Guerra da Coréia (que chegavam aqui ainda nessa década e na seguinte, para alegria da garotada brasileira)
AQUI mais notícias dos anos 50/60.
Nenhum comentário:
Postar um comentário