Este blog é uma REVISTA ELETRÔNICA QUINZENAL para a turma dos "ANOS DOURADOS" relembrar e matar saudades da infância e adolescência. E, também (porque não?), para os MAIS NOVOS conhecerem coisas da época e o que se passava naqueles tempos. FOTOS dos símbolos e ícones dos ANOS 50/60 (e dos 40/70), tiradas da WEB e reunidas num só lugar, com algumas informações do PASSADO. CLICAR NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS
terça-feira, 30 de julho de 2019
IMAGENS - Escola: FANFARRA ESCOLAR
Desfiles escolares como os de antigamente (principalmente dos anos 60) são coisas do Passado e deixaram muitas saudades! Ainda existem, mas não tão disseminados nas cidades do país.
Era um grande acontecimento para os estudantes e suas famílias, ao som das cornetas, caixas e bumbos das históricas FANFARRAS (a atração maior).
1960 |
Era comum fanfarras de grandes escolas (públicas e privadas) participarem de concursos promovidos pelos governos estaduais, com grande repercussão pelos meios de comunicação.
1960 |
1965 |
ANOS 60 |
Enquanto ao professor de Educação Física cabia a formação da turma no desfile, ao professor de Música ficava a responsabilidade de cuidar da execução musical da fanfarra.
1967 (APRESENTAÇÃO EM CONCURSO REALIZADO NO VALE DO ANHANGABAÚ-S.PAULO) |
ENSAIANDO PARA O GRANDE DIA! |
IMAGENS - Velharia: LIVRINHOS DE RECEITAS DE COZINHA
IMAGENS - FLAGRANTES DOS ANOS 50/60
OS DOIS PRIMEIROS HOMENS A PISAR NA LUA SENDO HOMENAGEADOS NO RIO DE JANEIRO QUANDO DA VISITA AO BRASIL 1969
ESTACIONAMENTO DA DISNEYLÂNDIA NO DIA DA INAUGURAÇÃO 1955
PASSEATA NA CAPITAL PAULISTA DURANTE A ENORME PARALISAÇÃO QUE FOI CHAMADA DE "GREVE DOS 400 MIL" 1957
Mais "Flagrantes" AQUI.
IMAGENS - Velharia: REALEJO
Para os "matusaléns" de plantão recordarem o REALEJO, aquela caixa que tocava uma música bem calma quando girada uma manivela pelo homem que a carregava pelas ruas e praças.
A cena completa ainda na memória de muita gente: o realejo, o homem muito paciente e de papo agradável, o periquito na casinha e os papeizinhos com mensagens de "sorte", de otimismo, de elogio, de amor, etc.
A pedido do "interessado" o homem mandava a avezinha retirar da gavetinha um pedaço de papel que continha a "mensagem". E ela fazia isso direitinho, com o bico.
MAZZAROPI NO FILME "ZÉ DO PERIQUITO", DE 1960
DISQUINHO PROMOCIONAL ANTIGO
IMAGENS - Anúncio: CALÇA JEANS "TOPEKA"
Em 1965 a histórica "ALPARGATAS" lançou no mercado mais um de seus produtos que marcaram época: a CALÇA JEANS "TOPEKA".
Embora não chegasse a ser uma "LEE" (não desbotava como ela, dentre outras diferenças) acabou fazendo sucesso no mundo dos(as) adolescentes, nos anos 60/70.
1969 |
1967 |
1968 |
ANOS 70 |
1971 |
Mais "Anúncio" AQUI.
====================== CANTINHO DOS ANOS 70 ======================
(uma "canja" para o pessoal PÓS anos 50/60)
I) IMAGENS - Velharia: MÁQUINA FOTOGRÁFICA "LOVE"
O leitor já teve uma maquininha fotográfica DESCARTÁVEL "Love"? Vamos relembrá-la ou conhecer alguma coisa sobre ela? Então vamos lá!
Sua produção começou em 1979 pela empresa "Sonora Industrial" (na Zona Franca de Manaus) e deixou de ser produzida no final dos anos 80.
O sistema até que era inteligente e funcionava (basicamente) assim: o consumidor só compraria a primeira máquina. Ao bater todas as fotos (20) ela era remetida para revelação através dos Correios (era vendida no país todo) ou entregue diretamente numa das lojas da empresa. A maquininha era destruída pela Sonora para retirada do filme e após uns 20 dias as fotos eram encaminhadas ao cliente (da mesma forma que na remessa) junto com uma nova "LOVE" e um filme colorido de 20 poses. A empresa "jurava" que era "SEM CUSTO ADICIONAL". Então, hipoteticamente, só se pagaria pelas revelações e não pela nova máquina e pelo filme! Sem dúvida, um tremenda jogada de marketing! As fotos eram pequenas e de razoável qualidade.
II) FATOS - EFEMÉRIDES DOS ANOS 70
25.10.1972
Associação dos Exportadores Brasileiros anuncia que a CHINA POPULAR que comprar navios brasileiros de 12 a 14 mil toneladas e oferece condições surpreendentes: as embarcações serão pagas enquanto são construídas.
30.07.1977
Participantes do X Festival de Brasília do Cinema Brasileiro divulgam documento em que solicitam rápida aprovação pelo Congresso Nacional de projeto determinando que todos os filmes estrangeiros aqui exibidos tenham seus CARTAZES criados, produzidos e impressos no Brasil.
11.10.1974
Vokswagen alemã inicia nova série de turmas de MEIO PERÍODO para 43.600 de seus 119.000 empregados, em virtude da contínua redução nas vendas.
08.05.1970
Comitê da "Aliança para o Progresso" divulga estudos indicando que o CRESCIMENTO ECONÔMICO do Brasil em 1969 foi de 9%, a maior taxa da América Latina e uma das maiores do mundo.
25.09.1971
Quase 200 mil candidatos fazem o EXAME DE MADUREZA Ginasial e Colegial em 500 escolas da Capital e Interior. É o maior já realizado no Estado de São Paulo.
29.03.1978
Polícia Militar paulista decide que seus CÃES PASTORES ALEMÃES vão voltar aos estádios de futebol, principalmente nos jogos do Santos F.C. uma vez que sua torcida insiste em invadir o gramado.
03.01.1974
Governo americano, em mais uma tentativa de poupar combustível, impõe LIMITE DE VELOCIDADE de 88 km/h nas principais estradas do país.
III) PARADA DE SUCESSOS (LUIZ AYRÃO): "QUERO QUE VOLTE" - "A SAUDADE QUE FICOU/O LENCINHO" - "OS AMANTES"
Nossa "Parada" de hoje traz para lembrança alguns dos grandes sucessos do cantor LUIZ AYRÃO na 2ª metade dos anos 70.
"QUERO QUE VOLTE" 1976
"SAUDADE QUE FICOU" 1979
"OS AMANTES" 1977
E, como "saideira", clique AQUI para ouvir um outro sucesso de Luiz Ayrão: "NO SILÊNCIO DA MADRUGADA". Imperdível!
Em 1939 (na cidade de São Paulo) foi constituída uma empresa cujo objetivo era oferecer cursos profissionalizantes a distância (a hoje tão falada "EAD"): o Instituto Rádio-Técnico Monitor.
Começou com cursos de eletrônica e, com o tempo, foi aumentando seu portfólio com outros cursos técnicos.
Em 1947 o Instituto (hoje com diversas unidades em São Paulo, Rio e Curitiba) lança a revista que abordava temas sobre o rádio (quem não atinha um em casa nos anos 40 e 50, não é?).
1970 |
1971 |
1972 |
1974 |
1974 |
1975 |
1975 |
1979 |
1976 |
1976 ("REDE DE INTRIGAS")
Adicionar legenda |
1978 ("CINZAS NO PARAÍSO")
Adicionar legenda |
VI) ESTANTE DE LIVROS: "CALABAR" - "JOGANDO COM PELÉ" - "BAÚ DE OSSOS" - "ESCURIDÃO"
Livros de autores brasileiros (edições de 1974):
VII) IMAGENS - Programa de TV: NOVELA "SEM LENÇO, SEM DOCUMENTO"
Em 13.09.1977 entrava no ar mais uma novela "das 7" da TV Globo: "SEM LENÇO, SEM DOCUMENTO", escrita por Mário Prata.
13.09.1977 |
Foi a estréia de Bruna Lombardi na emissora. A história girava em torno de quatro empregadas domésticas saídas de Olinda para trabalhar no Rio de Janeiro. Elas são "Cotinha" (ILVA NINO), "Das Graças" (ISABEL RIBEIRO), "Dorzinha" (ARLETE SALES) e "Rosário" (ANA MARIA BRAGA, não a colega do "Louro José" mas a irmã de Sonia Braga).
MARCELO PICCHI - ANA HELENA BERENGUER - CHRISTIANE TORLONI - JAYME BARCELLOS |
NEY LATORRACA - BRUNA LOMBARDI |
Com 149 capítulos, chegou ao fim em 04.03.1978.
VIII) VITROLA ANTIGA: "SENHORITA, SENHORITA" (Wando) - "A MENINA DO SUBÚRBIO" (Dudu França) - "ZODIAC"/Roberta Kelly
Para rodar em nossa "Vitrola" trouxemos um "bolachão" com 3 músicas de 1977 que fizeram parte da trilha sonora da novela "Sem Lenço, Sem Documento" (que relembramos em outra matéria desta edição):
"SENHORITA, SENHORITA" - Wando
"A MENINA DO SUBÚRBIO" - Dudu França
"ZODIAC" - Roberta Kelly
COM ESTA SEÇÃO DE COISAS DOS ANOS 70 ENCERRAMOS A ATUALIZAÇÃO DO BLOG.