(uma "canja" para o pessoal PÓS anos 50/60)
I) FATOS - NOTÍCIAS DA ÉPOCA: SUICÍDIO COLETIVO (1978)
No dia 18.11.1978 mais de 900 membros de uma seita americana denominada "Templo do Povo dos Discípulos de Cristo" (ou, simplesmente, "Templo do Povo") morreram na comunidade "religiosa" instalada na Guiana, ex-Guiana Inglesa. Seu líder, JIM JONES, havia batizado o local como "JONESTOWN" (uma auto-homenagem, é claro!) e achava que era a "reencarnação de Lênin e Jesus".
Essa "religião" foi fundada em 1956 e, com o passar dos anos, peregrinou por algumas regiões dos Estados Unidos e acabou fazendo sua sede definitiva em São Francisco (Califórnia). Nessa época granjeou a simpatia de milhares de seguidores (e até de políticos, como mostra a terceira manchete acima).
Em 1977 o "reverendo" decidiu mudar a sede para a Guiana levando o máximo de seu "rebanho" que conseguisse. Mas não foi à toa que optou por isso: notícias de práticas de crimes no Templo (como mortes, sequestro, abusos, etc) cada vez mais vinham sendo disseminadas pela mídia americana.
Posteriormente, um fato desencadeou a tragédia maquinada pela mente doentia de Jim:
No dia 17/11 (véspera do massacre) um congressista americano, motivado por essas notícias e por alertas de familiares de pessoas que viviam em Jonestown, foi com uma comitiva verificar in loco o que ocorria. Após tensas e difíceis negociações, conseguiu autorização para entrar no "assentamento" (escola, casas, pavilhões e terras para cultivo de verduras e legumes).
JIM JONES |
CORPOS ESPALHADOS ... |
04.12.78 REVISTA "TIME" |
A ENTRADA, DÉCADAS DEPOIS |
No DIA SEGUINTE (18/11) ele e alguns dos acompanhantes foram assassinados por seguranças do Templo, quando já estavam se preparando para iniciar a volta para casa, no pequeno aeroporto perto do acampamento.
Nesse MESMO DIA, horas após o acontecido, ocorreu a matança, através da ingestão de veneno (suco de fruta com cianureto e calmante) que ficava em baldes espalhados por todo o terreno. Os que se recusavam eram mortos a tiros.
O maluco mor Jim Jones foi encontrado morto com um tiro na cabeça.
... POR TODOS OS LADOS |
II) PARADA DE SUCESSOS: "I'M NOT IN LOVE" (10 CC) - "TODO MENINO É UM REI" (Roberto Ribeiro) - "RUA RAMALHETE" (Tavito)
Vale a pena voltar no tempo (e não no "Templo"!) e recordar estes sucessos dos anos 70.
"I'M NOT IN LOVE" 1975
Vale a pena voltar no tempo (e não no "Templo"!) e recordar estes sucessos dos anos 70.
"TODO MENINO É UM REI" 1978
"RUA RAMALHETE" 1979
III) IMAGENS - Cartaz de cinema: "MAGNUM 44" - "MARATONA DA MORTE" - "METEORO"
"METEORO" 1979
FILMES COM GRANDES NOMES DO CINEMA DA ÉPOCA: CLINT EASTWOOD, DUSTIN HOFFMAN, LAURENCE OLIVIER, ROY SCHEIDER, SEAN CONNERY, NATALIE WOOD E KARL MARDEN, DENTRE OUTROS.
"METEORO" 1979
"MARATONA DA MORTE" 1976
"MAGNUM 44"
IV) IMAGENS - Anúncio: TÊNIS "Topper" - "Adidas" - "Rainha" - "Olympikus"
Alguns dos tênis que eram o "sonho de consumo" da rapaziada dos anos 70.
"TOPPER"1975 |
"TOPPER" 1976 |
"ADIDAS" 1976 |
"ADIDAS" 1978 |
"RAINHA" 1979 |
"OLYMPIKUS" 1979 |
V) IMAGENS - Gibi: "CLÁSSICOS WALT DISNEY"
Em edição anterior (AQUI) mostramos exemplares do início desta série de quadrinhos, nos anos 60. Retornamos com "Clássicos Walt Disney" do ano de 1970 e seu relançamento no final da década.
Relançamento de 1979
1977 |
O brasileiro Morris (há alguns milênios morando no exterior) alcançou o mundo todo com sua música "Feeling", composta (segundo ele), interpretada e lançada em 1973 (foi tema de novela da Globo).
1974 |
"SHE'S MY GIRL" 1976
"LEAVE ME" 1975
E, finalmente, clique AQUI para vê-lo e ouvi-lo interpretando "FILLINGS"
No comments:
Post a Comment