1947 |
1950 |
1951 |
1951
|
Ele teve uma tênue relação com nosso país, como veremos mais adiante.
Sua apresentação ao mundo deu-se na 35ª EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE AUTOMÓVEIS realizada em Paris (outubro/1948) que teve como expositores França, Estados Unidos, Inglaterra e Itália. O modelo tinha todos os aperfeiçoamentos mecânicos do Ford americano desse ano.
1952 |
1951 |
ANÚNCIO EM JORNAL DE 1953 |
1954 |
Mas ... o que esse carro francês dos anos 40/50 tem a ver conosco (a não ser ter sido comprado por um punhado de brasileiros abonados)? Muito simples! Vamos viajar?
Nos últimos dias de 1954 foi concluída a fusão da SIMCA, empresa da França, com a filial da FORD americana no país. Com isso, esta última (que fabricava o VEDETTE) passou a ser uma mera divisão da firma francesa.
FORD VEDETTE 1954 |
Em 1958 a SIMCA chega ao nosso país ("SIMCA DO BRASIL S/A") para fabricação de caminhão, motores, máquinas, peças e ... do, então, SIMCA VEDETTE (que ela havia herdado da Ford e se constituiu no 1º carro de luxo "brasileiro", lançado no anos seguinte).
Aqui chamou-se "SIMCA CHAMBORD" (que nada tinha a ver com aquele VEDETTE de anos atrás).
"C.Q.D." (uma homenagem aos amantes dos teoremas do Ginásio dos anos 50/60)
Leia matéria sobre o CHAMBORD e a SIMCA AQUI e AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário