Este blog é uma REVISTA ELETRÔNICA QUINZENAL para a turma dos "ANOS DOURADOS" relembrar e matar saudades da infância e adolescência. E, também (porque não?), para os MAIS NOVOS conhecerem coisas da época e o que se passava naqueles tempos. FOTOS dos símbolos e ícones dos ANOS 50/60 (e dos 40/70), tiradas da WEB e reunidas num só lugar, com algumas informações do PASSADO. CLICAR NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS
Friday, October 30, 2020
IMAGENS - Bebida: REFRIGERANTE "CEREJINHA"
Outro refrigerante do "tempo do onça": a "CEREJINHA", famosa nos anos 50/60 (principalmente no interior de São Paulo). Era fabricada pela empresa "Cervejaria Mãe Preta", de Rio Claro-SP que, nos anos 70, foi adquirida pela Antarctica (que encerrou a produção). Há quem afirme que a "CEREJINHA" foi inicialmente fabricada na cidade de Santa Bárbara d'Oeste-SP.
Não tinha o alcance da "POP LARANJA" (AQUI), da "GRAPETTE" (AQUI), do "CRUSH" (AQUI) e da "SEVEN UP" (AQUI), dentre outros, mas teve seus tempos de glória (deixou uma enorme legião de apreciadores que até hoje pedem seu retorno com, no mínimo, o mesmo sabor!).
FATOS - EFEMÉRIDES DOURADAS
02.09.1969
Fontes do Vaticano informam que o Papa Paulo VI publicará em breve documento que ELIMINARÁ ALGUNS OBSTÁCULOS ao matrimônio entre católicos e seguidores de outras seitas cristãs. Haverá menor rigidez quando um dos cônjuges for de outra crença.
06.11.1959
Encontra-se em construção nos estaleiros de Mannheim (Alemanha) um "HOSPITAL FLUTUANTE" encomendado pelo governo brasileiro. O barco, de 30 metro de comprimento, ficará pronto ainda neste mês e será usado em regiões de difícil acesso por terra.
14.06.1950
Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem manifesta-se contrária à intenção do governo de IMPORTAR FIOS E TECIDOS. Alega que 153.000 trabalhadores seriam prejudicados em São Paulo.
15.08.1968
Tropas do Exército e Força Pública continuam de prontidão na cidade paulista de São Carlos para REPRIMIR MANIFESTAÇÕES DE ESTUDANTES programadas em solidariedade aos 600 operários que estão há vários meses sem receber depois que a empresa em que trabalhavam pediu concordata.
18.04.1965
Procuradoria-Geral da Justiça do Distrito Federal iniciará campanha para por fim ao ABUSO DO CHEQUE SEM FUNDO na Capital da República.
21.02.1963
Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro decide que a GORJETA NÃO PODE SER INCLUÍDA NA NOTA FISCAL porque é uma "deferência à delicadeza do garçom" e, por isso, não pode ser cobrada obrigatoriamente.
Mais acontecimentos dos anos 50/60 AQUI.
IMAGENS - FLAGRANTES DOS ANOS DOURADOS
HEBE AJUDANDO NA RETIRADA DE EQUIPAMENTOS DURANTE O INCÊNDIO NA TV RECORD-SÃO PAULO 1966
IMAGENS - Velharia: ... ERA ASSIM EM ...
RODOVIÁRIA NA PRAÇA JÚLIO PRESTES (SÃO PAULO) 1962
ESTANTE DE LIVROS: "ALMANAQUE BERTRAND"
Quem dos mais antigos não gostava daqueles "almanaques de farmácia"? De leitura bem leve trazia em seu conteúdo uma série de assuntos divertidos, instrutivos e boa parte voltada para a vida prática (calendário, fases da lua, saúde, etc). E, o mais importante, de graça! Veja alguns deles AQUI - AQUI - AQUI e AQUI.
Nossa matéria de hoje relembra um almanaque que não tem nada a ver com aqueles comentados no início. Não era de propaganda de remédio, nem distribuído gratuitamente. É o "ALMANAQUE BERTRAND" (publicação de uma editora portuguesa), que começou no ano de 1900 e continua até os dias atuais.
Verdadeira ENCICLOPÉDIA era/é vendido em livrarias. Alguns dados sobre essa preciosidade:
=temas: literatura, conhecimentos gerais, calendários, palavras cruzadas, horóscopo, efemérides, ilustrações, piadas, etc
=periodicidade: publicado anualmente
=publicadora: Editora Bertrand (de Lisboa) cuja livraria na capital portuguesa é considerada a mais antiga do mundo em funcionamento
=conteúdo: em épocas passadas era distribuído em mais de 400 páginas. Atualmente em mais de 200
Mais "Estante" AQUI.
====================== CANTINHO DOS ANOS 70 ======================
(uma "canja" para o pessoal PÓS anos 50/60)
I) IMAGENS - Brinquedo: "SÓ COMPRA QUEM TEM" - "SUA MAJESTADE, O DADO"
Mais dois joguinhos lançados por Sílvio Santos na esteira de quadros famosos dos seus programas na televisão: "SÓ COMPRA QUEM TEM e "SUA MAJESTADE, O DADO". As imagens são de brinquedos dos anos 70.
wfullscreen>