terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

IMAGENS - VALE A PENA LER DE NOVO: "O HOMEM DO SAPATO BRANCO"

 ==============================

MATÉRIA ORIGINALMENTE PUBLICADA NA EDIÇÃO DE 30/12/2009

"O Homem do Sapato Branco" (TV GLOBO/SP - 1966). Foi o pioneiro na exploração da miséria humana na TV (o chamado "mundo cão") e era apresentado por seu criador Jacinto Figueira Júnior. Ele ficava sentado ou andando em frente aos convidados (moradores de rua, doentes, casais em briga, marginais "pés-de-chinelo", pessoas relatando seus dramas, etc), com insistentes "closes" nos sapatos brancos que usava.


1966

























Apesar do extraordinário sucesso popular (ou por isso) não teve vida longa: no final de 1968 foi extinto, por determinação da censura do governo militar. Fez escola. Até que suas reportagens eram bem inocentes, se compararmos com as dos programas atuais, de mesma linha. (veja outros programas aqui e aqui)










JACINTO  FOI ELEITO  DEPUTADO ESTADUAL  POR  SÃO PAULO   NA
ELEIÇÃO DE 1966 (E CASSADO EM
1969).













O SUCESSO ERA TANTO QUE ATÉ "RENDEU" UMA MARCHINHA PARA O CARNAVAL DE 1967

Após um tempão na "geladeira",  ele e seu programa voltaram à televisão  em 1979 (pela TV RECORD e, depois em outras emissoras). Mas nunca mais alcançou o  mesmo sucesso.

IMAGENS - Anúncios: PRODUTOS DE BELEZA DOS ANOS 40

Propagandas de alguns dos produtos que as mulheres dos anos 40 usavam para realçar a beleza: depilatório, esmalte, creme corpo/face, batom, ruge, tintura de cabelo.





Mais "Anúncio" AQUI.

IMAGENS - Revista: LIVRETOS "LINHAS CORRENTES"

Nos anos 60 a fabricante das "LINHAS CORRENTES" distribuíam uns livretos de artesanato muito apreciados pelas donas de casa. Continham inúmeros modelos, instruções e diagramas de bordado e crochê (claro que eram para serem feitos com as "linhas correntes"!)



1961   /   1963



Mais "Revista" AQUI.

IMAGENS - FLAGRANTES DOS ANOS 50/60

Nos anos 50/60 inúmeras celebridades mundiais visitaram o Brasil. Eis algumas "em ação".

FIDEL CASTRO 1959

EISENHOWER (PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS) 1960

RAINHA ELIZABETH 1969

ASTRONAUTAS COLLINS E ARMSTRONG 1969

ACHAM QUE "FAKE NEWS" É COISA NOVA? 1965
(OS BEATLES NUNCA SEQUER PENSARAM EM  VIR AO BRASIL) 

Mais "Flagrantes" AQUI.

IMAGENS - Carro: STATION WAGON "CENTURY CABALLERO"

Mais um carraço americano dos anos 50: a enorme perua ("station wagon" para os americanos) "BUICK CENTURY CABALLERO" cujo modelo existiu apenas em  1957 e 1958, apesar de ter sido muito bem aceito pelo mercado.





Mais "Carro" AQUI.

DÉCADA DE 80 = IMAGENS - Brinquedo: MOTO INFANTIL A PILHA

Que tal uma motinha infantil movida a pilha, hein? Pois, em 1985, a Brinquedos Bandeirante lançou a "BABY MOTO" (primeira dessa modalidade no Brasil). Tinha três posições de marcha: frente, ré e ponto morto. Era para crianças de pouca idade e com até 20kg de peso. A estrutura interna era de aço, a carcaça  de polietileno e media 58,5cm de comprimento. O motor era alimentado por 9 pilhas grandes.



Mais "Brinquedo" AQUI.


DÉCADA DE 80 = IMAGENS - ESTANTE DE LIVROS: "MANUAL DISNEY DE TELEVISÃO"

Foi o último dos clássicos Manuais Disney da Editora Abril. Foi lançado em 1982  (e reeditado total ou parcialmente em diversos anos).




Mais "Estante" AQUI.

DÉCADA DE 80 = PROGRAMA DE TV: "CHAPOLIN"

Este "super herói" ficou na memória de muita gente. Estamos falando de "CHAPOLIN", que sempre teve a "cara" do SBT por ter sido exibido e reexibido por décadas naquele canal! Divertiu a criançada (e muitos marmanjos) dos anos 80 e seguintes.






Era interpretado pelo humorista mexicano ROBERTO GÓMES BOLAÑOS (falecido em 2014) que também dava vida ao "irmãozinho" "CHAVES" (ainda mais famoso).



Vamos ver CHAPOLIN em ação? É só clicar na telinha abaixo:

DÉCADA DE 80 = IMAGENS - Álbum de Figurinha: "ALTO ASTRAL - Os Signos e Você"

Mais um álbum  editado pela "Abril". Este foi em 1982 e trazia dicas sobre os 12 signos do zodíaco (base do "HORÓSCOPO") de uma maneira bem humorada e dirigida à criançada. Completo, ele tinha 228 figurinhas.






ATUALIZAÇÃO TERMINADA.  VALE A PENA NAVEGAR POR TODO O ACERVO DO BLOG (ACUMULADO DESTE 2009).

DIVULGUE ESTE TRABALHO A SEUS FAMILIARES  E AMIGOS!  

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

IMAGENS - Vale a pena LER de novo: "HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA" - Programa Silvio Santos de rádio

==========================================================================
MATÉRIA ORIGINALMENTE PUBLICADA NA EDIÇÃO DE 15/06/2012

Até boa parte dos anos 60 o aparelho de rádio reinava absoluto em quase todos os lares brasileiros. Era a principal fonte de informação e grande instrumento de lazer de milhões de famílias. 
E, já desde o final dos anos 50, uma atração era campeã de audiência até onde chegavam os sinas da histórica Rádio Nacional de São Paulo (mais tarde Rádio Globo): o programa que um certo Silvio Santos (sim, ele mesmo!) fazia diariamente na parte da manhã (mais ou menos às 9 horas). Era o "PROGRAMA SILVIO SANTOS" que, dentre outros, tinha um quadro chamado "HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA"

(Silvio fazendo o programa no final dos anos 50)


Nesse momento as "impressionadas" e "concentradas" avós, mães e tias exigiam silêncio absoluto da assustada criançada ao redor (nem precisavam!).
A narração era feita pelo próprio Silvio (muitos anos depois pelo seu irmão Léo Santos) e atores faziam a dramatização da história do dia (que era mandada pelos ouvintes, segundo o programa). Geralmente era um conto de temática sobrenatural, com direito à assombração, fantasma, alma do outro mundo, etc.



Para completar o "ambiente", a musica de fundo também ajudava a mexer com os nervos do pessoal. Naqueles momentos a imaginação corria solta!

OBSERVAÇOES

 
1=O quadro sempre terminava com Silvio dizendo (todo solene) : "PODE SER VERDADE, PODE SER MENTIRA. PODE SER APENAS FRUTO DA IMAGINAÇÃO. ENFIM...
SAO HISTÓRIAS Q QUE O POVO CONTA"

     2=A música (dramática) nada mais era que o trecho inicial do filme "OS DEZ MANDAMENTOS"    (The Ten Commandments"), extraordinário sucesso do cinema americano de 1956.

CLIQUE NA TELINHA E OUÇA OS PRIMEIROS 25 SEGUNDOS DESSA MÚSICA QUE  MUITO CONTRIBUÍA PARA FORMAR O CLIMA "SOMBRIO" DA ATRAÇÃO: