= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
MATÉRIA ORIGNALMENTE PUBLICADA NESTE BLOG EM 30/05/2010
IMAGENS - Carro: "Pé de Boi"
Foi uma versão econômica do FUSCA que a Volkswagen lançou aqui em 1965. Mas não foi exclusividade nossa: a empresa fez isso também em outras partes do mundo (até nos Estados Unidos). Embora "Pé de Boi" tenha marcado muito o fusca, essa estratégia não foi só da Volks. O Gordini, o Simca e a Vemaguete também tiveram sua versão "pelada".
A lógica era essa: a simplificação ao máximo levaria ao barateamento do modelo e, consequentemente, ao aumento das vendas (principalmente nas zonas rurais e cidades do interior do país). Para isso, a idéia foi tirar os cromados e outros itens "supérfluos" do acabamento e do interior do carro.
No lugar de peças cromadas, peças pintadas de branco. Os frisos desaparecem. A forração interna é desnecessária. Ar quente é bobagem. Aglomerado de papelão na forração das portas fica bom. Pra que garras no pára-choque ? Apenas uma saída do escapamento é suficiente (eram duas).Tampa no porta-luvas é dispensável e marcador de combustível idem.
Outros detalhes também foram afetados no afã de reduzir custo. O governo federal deu vantagens tributárias, uma vez que o programa permitiria que camada maior da população tivesse veículo.
Mas.... esse fusca não fez o sucesso que esperavam, mesmo mais barato.
Ele não pode ser comparado, nem de longe, com os chamados "populares" dos dias de hoje.
Abaixo, fusca "pé de boi" de 1966.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aguardo seu comentário.