sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

DÉCADA DE 60 = IMAGENS - Velharia: . . . ERA ASSIM EM . . .

 BRASÍLIA   1960

CURITIBA (PRAÇA TIRADENTES)   ANOS 60

RIO DE JANEIRO (BOTAFOGO) ANOS 50

SÃO PAULO (ANHANGABAÚ) ANOS 50


DÉCADA DE 60 = IMAGENS - VALE A PENA VER DE NOVO: SÉRIE DE TV "O FUGITIVO"

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

MATÉRIA ORIGINALMENTE PUBLICADA NESTE BLOG EM 15/12/13

IMAGENS - Programa de TV: "O FUGITIVO"

Dr. Richard Kimble ("kimbol"), um incansável perseguidor e um "homem de um braço só" (que raramente aparecia) foram os  responsáveis por uma das mais famosas séries da televisão americana, que ganhou o mundo nos anos 60"O FUGITIVO".


1964
1964

Ela foi levada ao ar pelo CANAL 4 - SÃO PAULO (na época os canais de TV eram conhecidos por números), a pioneira TV TUPI, no período de 1964 a 1967 (quase o mesmo dos Estados Unidos).




Nas noites de segunda-feira, enquanto durava a exibição (começava geralmente às 20:30h) essa emissora (que não "pegava" em todas as localidades paulistas) era a campeã de audiência. Assistíamos em preto e branco e com os "televizinhos", que ainda existiam, em plena atividade!



Quem não se lembra da história? O médico Dr. Kimble é condenado, injustamente, por ter matado a esposa. Prestes a ser executado, consegue fugir e passa a caçar desesperadamente o homem de um braço só, o verdadeiro assassino! Tudo isso sob a implacável perseguição policial por parte do obcecado detetive Gerard. 
Esse jogo de gato e rato levou nosso herói a grandes aventuras por mais de 100 episódios.




No último  "capítulo" as coisas se resolvem! (ao contrário de muitas produções de hoje, que acabam "sem mais nem menos") para alívio dos milhões que ficaram torcendo para o sofrido médico durante anos.
Tenente Gerard


o causador de tudo


Clique na telinha abaixo para relembrar a abertura (com musiquinha-tema) e o enredo

DÉCADA DE 60 = IMAGENS - Disco (capas): TITO MADI - RENATO E SEUS BLUE CAPS - MUTANTES -

Para trazer à lembrança algumas relíquias musicais dos anos 60.

 1963

1965

1969

Mais "Disco" AQUI.

DÉCADA DE 80 = IMAGENS - Revista: "MELHORES MOMENTOS DA TELENOVELA BRASILEIRA"

Lançamento da Editora RGE em 1980. Eram 15 fascículos semanais  encontrados em bancas de jornal que deveriam ser encadernados em uma capa dura, também vendida.

JORNAL DE 01/06/1980




Mais "Revista" AQUI.

DÉCADA DE 80 = IMAGENS - Bebida: "GINI" - "POP" - "CRUSH" - "SKOL"

 Refrigerantes (dos anos 80) que não existem mais e deixaram saudades em muitos "fans".



DÉCADA DE 80 = ESTANTE DE LIVROS: "ENCICLOPÉDIA ILUSTRADA DO BRASIL"

Em 1982 a Bloch Editores lançou esta enciclopédia que tinha os temas "A TERRA E O HOMEM", "O MAR BRASILEIRO", "REGIÕES CULTURAIS", e "OCUPAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO TERRITÓRIO" distribuídos em 10 volumes e quase 3.000 páginas




DÉCADA DE 80 = IMAGEM - Escola: LIVRO ESCOLAR "BIBLIOTECA EDUCAÇÃO E CULTURA"

Lançada em 1980 pela FENAME  esta obra de 12 livros  era rica em assuntos de interesse geral e, principalmente educacional. Abrangia assuntos como TEATRO, ARTES PLÁSTICAS, LITERATURA, ESPORTES, MÚSICA, HISTÓRIA e outros temas.


Era uma enciclopédia (em brochura) cujos volumes eram acondicionados em caixa.


Vamos relembrar alguma coisa sobre a histórica "FENAME"  (FUNDAÇÃO NACIONAL DE MATERIAL ESCOLAR): era um órgão do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA que dava assistência na formação  pré-escolar e 1º e 2º graus.


Patrocinava publicação de livros didáticos para distribuição ou venda a preços subsidiados aos alunos e professores. Em 1983 a Fename foi substituída pela "Fundação de Assistência ao Estudante" (FAE).



DÉCADA DE 80 = IMAGENS - Álbum de Figurinha: "ROQUE SANTEIRO"

Álbum lançado em 1985 na esteira do estrondoso sucesso da novela homônima da Globo. Era formado por 120 figurinhas ("fáceis" e "difíceis").









quinta-feira, 30 de novembro de 2023

DÉCADA DE 60 = VALE A PENA LER DE NOVO: CADERNO DE CALIGRAFIA

 =========================

MATÉRIA ORIGINALMENTE PUBLICADA NESTE BLOG EM 15/02/2019


IMAGENS - Escola: CADERNO DE "CALIGRAFIA"

Nos anos 50/60, como hoje, o início do ano letivo era a hora dos aluninhos do Grupo Escolar ("Curso Primário", atual "Fundamental I") levarem o "enxoval" (bem enxuto) constante da relação de materiais pedidos pela escola.
E, invariavelmente, nela constava um tal de "CADERNO DE CALIGRAFIA" para os alfabetizandos do 1º  "ano" (muitas vezes também para os do 2º ).




Como os demais cadernos ("tarefa", "ocupação", "desenho", "de pontos", "linguagem", etc)  ele era tipo "brochura" (grampeado no centro das folhas e das capas). Caderno "espiral" só mais tarde, no "Ginásio" ("Fundamental II").





Pelo menos uma vez por semana os cadernos de caligrafia (que ficavam guardados no armário da sala de aula) eram distribuídos para exercícios que consistiam em escrever palavras/frases em letras cursivas (e não "de forma") nos espaços próprios. Com o passar do tempo o "garrancho" dava lugar a letra  legível!




O "treinamento" nas folhas pautadas durante a alfabetização (ou um pouco depois) não visava uma caligrafia bonitinha, mas sim  entendível. Mas, parece que isso vem contra o pensamento dos entendidos que cuidam da Educação (ou a maioria deles). É uma pena!


CADERNO DOS ANOS 30

DÉCADA DE 60 = IMAGENS - Álbum de Figurinha: "INSTANTÂNEOS DA VIDA DO REI PELÉ"

Álbum com 282 figurinhas e 36 páginas. Editado em 1964, mostrava fotos coloridas com momentos da vida de Pelé.