====================================
MATÉRIA ORIGINALMENTE PUBLICADA NESTE BLOG EM 15/06/2018
IMAGENS - Velharia: TOCADOR DE MÚSICA (PORTÁTIL) "WALKMAN"
Em 01.07.1979 a gigante SONY lançou no Japão um pequeno dispositivo eletrônico para ouvir música, em fita cassete e movido a pilhas. Por não ter a função de gravação (só reprodução), nem mesmo a empresa "botava fé" na aceitação pelo público. Inicialmente foi-lhe dado o nome-código de "TPS L2".
As imagens exibidas são do "Walkman" de 1979 ("TPS L2).
Ledo engano! No ano seguinte o aparelhinho entrou nos Estados Unidos e fez enorme sucesso (e de lá para o mundo, quando ficou conhecido como "WALKMAN".
Foi o primeiro a permitir a reprodução de música (até em Stereo!) de forma portátil e individual. Antes, ouvir canções fora de casa só pelo radinho de pilha (ou trambolhos desconfortáveis como os toca disco ou gravadores).
O WALKMAN foi revolucionário, pois podia ser levado para qualquer lugar, tocava fita cassete (anos depois, "CD" e, mais tarde, "MP3") e tinha fone de ouvido (uma tremenda novidade).
Pode-se dizer que esse tocador deu início a uma nova era da música.
E, para finalizar, uma NOTA IMPORTANTE sobre um fato desconhecido por muitos:
Em 1972, o engenheiro ANDREAS PAVEL (então com 27 anos e morando em São Paulo) inventou um aparelho com todas as características e recursos que viria a ter o produto lançado pela SONY 7 anos depois. De origem alemã, ele tinha 6 anos de idade quando veio morar no Brasil com a família.
Lutou na Justiça (diversos países) por décadas para que a multinacional japonesa o reconhecesse como o criador do aparelho. Em 2004 isso aconteceu e foi feito acordo em que ele levou uma montanha de compensação financeira e outros tipos de ressarcimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aguardo seu comentário.