quinta-feira, 30 de maio de 2024

DÉCADA DE 60 = IMAGEN/SOM - Disco: TRILHA SONORA DE SERIADOS ANTIGOS DA TV

Os "viciados" em televisão dos anos 50/60 (muitos como "televizinhos")  certamente ainda têm na memória essas históricas séries americanas.




QUER OUVIR AS  MUSIQUINHAS QUE MARCARAM A INFÂNCIA/ADOLESCÊNCIA DE MUITA GENTE? É SÓ CLICAR EM:

=AQUI ("Os Intocáveis")

=AQUI ("Rota 66")

=AQUI ("Bonanza")

=AQUI ("Combate" - "Os Jetsons" - "Batman" - "Peter Gun")

DÉCADA DE 70 = IMAGENS - Velharia: . . . ERA ASSIM EM . . .


AV. ATLÂNTICA - COPACABANA 1973

ESTÁDIO DO PACAEMBU E PRAÇA CHARLES MILLER 1971


IGREJA DA CANDELÁRIA-R.JANEIRO 1978


RECIFE 1972


DÉCADA DE 70 = IMAGENS - Gibi: "SUPERMINO"

Em fevereiro/1975 a Editora Bloch publicou o 1º número da revistinha "SUPERMINO" (de um personagem italiano que tinha alguns superpoderes). Embora tenha sido  bem recebida, não passou do 10º número!



DÉCADA DE 70 = IMAGENS - Velharia: CÂMERA "YASHICA ME-1"

A "YASHICA ME-1" é uma câmera de lente 38mm que usa filme 35mm. Começou a ser produzida no Brasil em 1977 (no Japão, desde 1970).





DÉCADA DE 80 = VALE A PENA LER DE NOVO: VIDEOCASSETE

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

MATÉRIA ORIGINALMENTE PUBLICADA NESTE BLOG EM  30/06/2018

I) IMAGENS - Velharia:  VIDEOCASSETE

Hoje ele é raridade (e um ilustre desconhecido para os mais novos). Mas já teve seus momentos de glória nos anos 80/90: o "VIDEOCASSETE" ("VCR"), um aparelho revolucionário para uso doméstico que teve a SHARP como primeira fabricante no Brasil, em 1982 (mas antes disso, muita gente já tinha um em casa, como veremos a seguir).


1973
1982

















Graças a ele alguns termos, até então desconhecidos/inexistentes, foram agregados ao vocabulário corrente do brasileiro, como: "BETAMAX", "VHS", "VCR", "PAL-M", "FITA DE VÍDEO", "CÓPIA PIRATA", "REBOBINAR", "VIDEOLOCADORA", ETC.

Mas vamos centrar nosso foco nos anos 70, quando ainda não eram feitos aqui:



1979

1978











Os muitos milhares de interessados ("bons de bolso")  em usufruir dessa fantástica inovação (sem esperar alguns anos) tinham que apelar para os contrabandeados, principalmente do ParaguaiOutra alternativa era trazer dos Estados Unidos, correndo o risco de que fosse apreendido na Alfândega.


1979

1979

Porque era tão revolucionário para a época: "simplesmente" porque gravavadesgravava e reproduzia um programa de TV ou (para os mais abonados)  uma "obra prima" feita com caríssima filmadora, também não fabricada aqui.






AS VIDEOLOCADORAS SURGIRAM
E SE MULTIPLICARAM NOS ANOS 80


Assistir filmes que não os gravados da TV também era para pouca gente: como o videocassete não era fabricado no Brasil, não havia filmes legendados ou dublados para comprar ou alugar. Isso só veio ocorrer na década seguinte com o surgimento dos aparelhos "brasucas". E entram em ação as históricas "VIDEOLOCADORAS" (onde "conviviam harmoniosamente" os filmes piratas e os oficiais).
Só que um outro probleminha era enfrentado pelos afoitos compradores: o aparelho estrangeiro (EUA e JAPÃO) tinha a reprodução de cores no padrão "NTSC", incompatível com o adotado pela TV brasileira que era (e é) o "PAL-M" e, por isso, precisava ser convertido para o nosso padrão. Assim, surgiram muitas pequenas empresas e profissionais  (e amigos curiosos) para fazer isso (que não exigia técnica mais sofisticada, embora não fosse para leigos).
Esse problema acabou com a chegada dos videocassetes feitos no Brasil (pela SHARP, PHILCO e outros).

EDIÇÃO DE 22.07.1981


DÉCADA DE 80 = IMAGENS - Brinquedo: BONECOS "AMENDOIM E PAÇOQUINHA"

Em 30/03/1980 a Estrela lançou essas fofuras com carinhas simpáticas: os bonecos "AMENDOIM E PAÇOQUINHA".


"AMENDOIM"

"PAÇOQUINHA"


DÉCADA DE 80 = IMAGENS - Brinquedo (II): "MEU PRIMEIRO GRADIENTE"

Brinquedo lançado pela Gradiente em 1989. Trata-se de um GRAVADOR INFANTIL (com recurso para KARAOKÊ) que foi sonho de consumo de uma leva de crianças cujos pais podiam pagar (não era barato!).

Vinha com uma FITA K7 com músicas cantadas num lado (para aprenderem) e instrumentais no outro. Além do karaokê, permitia fazer gravações normalmente.





quarta-feira, 15 de maio de 2024

DÉCADA DE 60 = IMAGENS - VALE A PENA LER DE NOVO: TRICICLO DE CARGA ANOS 60

 EPA! O QUE ESTE ANÚNCIO ATUAL ESTÁ FAZENDO AQUI?

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

REPUBLICAMOS ABAIXO MATÉRIA DE 15/05/2023 SOBRE TRICICLO DE CARGA LANÇADO EM 1961 (COMO O DO ANÚNCIO ACIMA (DE 60 ANOS DEPOIS)

DÉCADA DE 60 = IMAGENS - Anúncio: "VESPACAR" (VEÍCULO DE 3 RODAS)

Em março/1961 a empresa Panauto S/A lançou no Rio de Janeiro o "VESPACAR", um pequeno veículo de 3 rodas para transporte de  pequenos e médios volumes. A fabricante era a mesma da motoneta "VESPA" (AQUI), daí o nome, que foi concorrente da histórica "LAMBRETTA" (AQUI). As imagens são de 1961/1963 (exceto a última, é claro!)



Esse híbrido de carro com moto era extremamente econômico, tinha cabine para 2 pessoas, 4 velocidades, capacidade de 360 kg de carga e comando no guidão (dentre outros "atributos").


No início de 1964 a Panauto entrou em concordata e parou a fabricação do "Vespacar".


PARECE QUE  HÁ TENTATIVA (DE NOVO!) DE TRAZER DE VOLTA O CARRINHO DE 3 RODAS  (AGORA ELÉTRICO E  COMO TAXI)! ... SERÁ?

ABRIL/2023


DÉCADAS DE 50/60 = IMAGENS - Velharia: LATAS DE BISCOITO/BOLACHA "DUCHEN"

Mais uma visita nostálgica especial. Desta vez para para mostrar algumas das  históricas LATAS da "DUCHEN" dos anos 50/60. Eram lindas (com suas cores e ilustrações) e úteis (devidamente "esvaziadas" eram usadas como lancheiras, guarda tranqueiras, cofrinhos, etc).




DÉCADA DE 50 = IMAGENS - ESTANTE DE LIVROS: "ARSENE LUPIN"

Mostramos alguns livros da coleção "OS MAIS CÉLEBRES ROMANCES POLICIAIS" publicada pela histórica Editora Vecchi nos anos 50. Dos diversos personagens dessa obra destacamos e focalizamos o famosíssimo ladrão "ARSENE LUPIN" (criado em  1905 pelo escritor francês Maurice Lebranc). Até hoje são encontrados em nossas livrarias trabalhos com histórias protagonizadas por ele.

1950   /   1951

1954

Nosso amigo era um "criminoso" sui generis: ao contrário de inúmeros outros heróis de contos policiais, ele não combatia o crime. Ele o praticava!!! Era nada mais que um . . . genial ladrão (muito hábil, classudo e elegante, que usava cartola e monóculo!).

1956   /   1957

Um perfeito cavalheiro que não feria ninguém pois nunca se metia em embate pessoal. Só furtava pessoas da alta sociedade e era exímio em disfarce.

1956

Destaque especial para as belas capas dos volumes desta coleção mostrada. Desenhadas com arte e profusamente coloridas.
1956


1958


Clique AQUI para "viajar" pela Estante.