Nos anos 60 começou a ser disseminado no Brasil um sistema revolucionário de comunicação: uma máquina elétrica (como a de datilografia) que fazia o envio/recebimento simultâneo de mensagens escritas (que podiam ser programadas para remessa posterior), via linha telefônica: era o "TELEX".
ANOS 60
ANOS 60/70
Embora de utilização eminentemente empresarial, já se mostravam claros os benefícios no dia a dia de muita gente.
E os Bancos logo se aproveitaram da grande inovação tecnológica para "tiradas" de marketing (como podemos ver nos anúncios) com ênfase em "modernidade", "segurança", "rapidez" (o nosso ON-LINE de hoje?), e outros "atributos" .
1960 |
1964 |
1967 |
Os primeiros estudos para implantação da "novidade" começaram em 1957, pelo Departamento de Correios e Telégrafos, com o objetivo de: "oferecer nas capitais um serviço novo por meio do qual os escritórios e as organizações poderão dispor de comunicação direta entre si e para as centrais do DCT no Rio de Janeiro e São Paulo, através de teleimpressoras".
1965
Então, já na década seguinte, o barulhinho "tec-tec-tec-tec" da máquina de telex e as fitinhas de papel (amarelo) perfuradas foram ocupando espaço cada vez maior.
1968 (MAIS UMA DA ÁREA BANCÁRIA)
Mas, o tempo passou e, hoje, o TELEX é coisa de museu.
Aproveite o embalo e veja AQUI outro aparelho que chegou, fez história e ... sumiu: o velho TELÉGRAFO.
3 comentários:
Estou montando um museu de tecnologia na Alterdata Software, e preciso de um TELEX ANTIGO, aparelho de comunicação muito usado na década de 70. Se alguém tiver ou souber de alguém que tenha um aparelho deste, eu tenho interesse.
Ladmir@alterdata.com.br
Eu tenho um aparelho desse 14 998702827
Traçando uma linha do tempo (considerando o lançamento e a saida de uso, desses meios de comunicação):
carta
teletipo (teletipo e telex são as mesmas coisas?)
telex
telegrama
fax
Postar um comentário