Este blog é uma REVISTA ELETRÔNICA QUINZENAL para a turma dos "ANOS DOURADOS" relembrar e matar saudades da infância e adolescência. E, também (porque não?), para os MAIS NOVOS conhecerem coisas da época e o que se passava naqueles tempos.
FOTOS dos símbolos e ícones dos ANOS 50/60 (e dos 40/70), tiradas da WEB e reunidas num só lugar, com algumas informações do PASSADO.
CLICAR NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS
sábado, 15 de julho de 2017
===================== CANTINHO DOS ANOS 70 =====================
(uma "canja" para o pessoal PÓS anos 50/60) I) IMAGENS - Velharia: "KICHUTE"
Um dos grandes dilemas da Humanidade nos anos 70: O "KICHUTE" era um tênis ou uma chuteira?
Assim , após muito estudo e discussão, chegou-se à conclusão de que ele era um tênis (para ir à escola ou passear) que também podia ser usado como chuteira (para "jogar bola", graças às suas travas/cravos de borracha)!
Foi uma grande "febre" nos anos 70/80 pois, além de de todos os
"atributos", era bem baratinhos.
Lançado pela antiquíssima e famosa "ALPARGATAS" no final da Copa de 70, era feito de lona (invariavelmente preta) com enorme cadarço (que era amarrado no tornozelo) e ponta de borracha reforçada (para aguentar as topadas dos "futebolistas" nas ruas e campinhos de chão.
Em 2009 (só distribuído em 2014) o cinema nacional ganhou um filme inspirado no Kichute, denominado "MENINOS DE KICHUTE".
Para finalizar, clique nas telinhas abaixo e assista duas propagandas da época (uma com o Zico) sobre o "raçudo" Kichute. Vale a pena!
II) IMAGENS - Gibi: "HERÓIS DA TV" ( HANNA BARBERA)
Em 1975 a Editora Abril lançou o gibi "HERÓIS DA TV" só com os personagens de desenhos animadosda TV produzidos pelos estúdios "HANNA BARBERA". Essa série teve 32 edições e foi publicada até 1978.
O Nº 01 1975
No ano seguinte esse título retornou com personagens de outro mega estúdio, o "MARVEL".
1975
1975
1975
Era de tamanho menor que os gibis tracionais (como os de Walt Disney) e tinha 68 páginas muito coloridas. A maioria dos leitores mirins assistia os desenhos em aparelhos de TV em preto e branco, pois televisão colorida ainda era para poucas famílias.
Anteriormente comentamos a "história" (e mostramos exemplares) do DESENHOCOP dos anos 60 (Veja AQUI). Agora vamos relembrar esses caderninhos de ilustrações de temas escolares dos anos 70.
De 1970 até 1982 a Editora Abril/Abril Cultural lançou mais de 160 coleções em fascículos que abrangiam grande variedade de temas. Uma delas foi "NOSSAS CRIANÇAS", em 1970.
Abaixo mostramos exemplares de 1972 e 1973, edições de capa dura mas com algumas pequenas diferenças entre si: a de 72 era composta de 6 volumes contra 7 do ano seguinte. As cores das capas dos volumes também eram diferentes.
Em 1975 (mesmo ano da estréia americana) essa série chegou ao Brasil através da Globo que, depois, a reprisou à exaustão até o início dos anos 80. Aí ela foi parar no SBT, RECORD e outras.
A heroína era interpretada pela linda LYNDA CARTER, que não era atriz de cinema mas tinha participado de pontinhas na TV e ganho o concurso "Miss Mundo", em 1972. Recentemente uma NOVA "Mulher Maravilha" retornou aos cinemas do mundo todo, inclusive daqui.
15.09.1979
1977
ELA EM AÇÃO!
Clique na telinha para assistir trechinho de um de seus filmes na TV (não é desenho animado).
Nosanos 70 era comum vermos nas ruas e estradas, dentre outros, o Opala, o Dodge Dart, o Chevette, a Brasília, o Passat e o Corcel. Incomum (mas não impossível) era "aparecer" na nossa frente um FORD LANDAU, o "transatlântico do asfalto".
Anos depois (78/79) assumiu sua própria identidade, desvinculando-se da linha Galaxie. Era o "LANDAU".
1973
1975
Foi lançado em 1971 (então como uma variação do "Galaxie Ltd") para concorrer com o grandão "Dodge Dart", da Chrysler.
Além do tamanho, o luxo e o requinte marcaram esse carro (fabricado até 1983).
Nenhum comentário:
Postar um comentário