Este blog é uma REVISTA ELETRÔNICA QUINZENAL para a turma dos "ANOS DOURADOS" relembrar e matar saudades da infância e adolescência. E, também (porque não?), para os MAIS NOVOS conhecerem coisas da época e o que se passava naqueles tempos.
FOTOS dos símbolos e ícones dos ANOS 50/60 (e dos 40/70), tiradas da WEB e reunidas num só lugar, com algumas informações do PASSADO.
CLICAR NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS
sábado, 30 de junho de 2018
===================== CANTINHO DOS ANOS 70 =====================
(uma "canja" para o pessoal PÓS anos 50/60)
I) IMAGENS - Velharia: VIDEOCASSETE
Hoje ele é raridade (e um ilustre desconhecido para os mais novos). Mas já teve seus momentos de glória nos anos 80/90: o "VIDEOCASSETE" ("VCR"), um aparelho revolucionário para uso doméstico que teve a SHARP como primeira fabricante no Brasil, em 1982 (mas antes disso, muita gente já tinha um em casa, como veremos a seguir).
1973
1982
Graças a ele alguns termos, até então desconhecidos/inexistentes, foram agregados ao vocabulário corrente do brasileiro, como: "BETAMAX", "VHS", "VCR", "PAL-M", "FITA DE VÍDEO", "CÓPIA PIRATA", "REBOBINAR", "VIDEOLOCADORA", ETC.
Mas vamos centrar nosso foco nos anos 70, quando ainda não eram feitos aqui:
1979
1978
Os muitos milhares de interessados ("bons de bolso") em usufruir dessa fantástica inovação (sem esperar alguns anos) tinham que apelar para os contrabandeados, principalmente do Paraguai. Outra alternativa era trazer dos Estados Unidos, correndo o risco de que fosse apreendido na Alfândega.
1979
1979
Porque era tão revolucionário para a época: "simplesmente" porque gravava, desgravava e reproduzia um programa de TV ou (para os mais abonados) uma "obra prima" feita com caríssima filmadora,também não fabricada aqui.
AS VIDEOLOCADORAS SURGIRAM E SE MULTIPLICARAM NOS ANOS 80
Assistir filmes que não os gravados da TV também era para pouca gente: como o videocassete não era fabricado no Brasil, não havia filmes legendados ou dublados para comprar ou alugar. Isso só veio ocorrer na década seguinte com o surgimento dos aparelhos "brasucas". E entram em ação as históricas "VIDEOLOCADORAS" (onde "conviviam harmoniosamente" os filmes piratas e os oficiais).
Só que um outro probleminha era enfrentado pelos afoitos compradores: o aparelho estrangeiro (EUA e JAPÃO) tinha a reprodução de cores no padrão "NTSC", incompatível com o adotado pela TV brasileira que era (e é) o "PAL-M" e, por isso, precisava ser convertido para o nosso padrão. Assim, surgiram muitas pequenas empresas e profissionais (e amigos curiosos) para fazer isso (que não exigia técnica mais sofisticada, embora não fosse para leigos).
Esse problema acabou com a chegada dos videocassetes feitos no Brasil (pela SHARP, PHILCO e outros).
Presidentes da República tirando uma "casquinha" da TAÇA JULES RIMET, conquistada pelo Brasil por 3 vezes.
ELA E O PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK 1958
ELA E O PRES. JOÃO GOULART 1962
ELA E O PRES. MÉDICI 1970
====================================================================== III) PARADA DE SUCESSOS ("RIO DE LÁGRIMAS"/Tião Carreiro e Pardinho - "LE FREAK"/Band Chic - "MANIA DE VOCÊ"/Rita Lee
"RIO DE LÁGRIMAS" 1970
"LE FREAK" 1979
"MANIA DE VOCÊ" 1979
===================================================================== IV) IMAGENS - Programa de TV: DESENHO "SPEED RACER"
Sucesso mundial, este desenho japonês conta as peripécias de um jovem campeão do automobilismo ("Speed Racer") com seu incrementadíssimo carro ("Mach 5") e sua equipe. Marcou época na programação infantojuvenil da televisão brasileira nos anos 70.
14.09.1971 (como "Capitão Meteoro")
23.11.1975 (com o nome que o tornou conhecido em todo o Brasil quando foi exibido em rede nacional pela TV TUPI)
Em suas aventuras dentro e fora das pistas ele era acompanhado por seu pai, namorada, irmãozinho, irmão desconhecido e mecânico, dentre outros.
Logo após ter sido criado (no Japão) nosanos 60estreou nos Estados Unidos onde ganhou o título em inglês (era "Mach Go Go Go").
Com o carro cheio de recursos tecnológicos, Speed Racer levava a vida em emocionantes corridas que não se limitavam às pistas mas também em lugares dos mais improváveis como selva, deserto, etc.
EI-LO EM GIBI DE 1977
Além disso, disputava com concorrentes (ou inimigos) bastante safados e trapaceiros, o que tornava a jornada ainda mais emocionante.
O objetivo de nosso herói era lutar por justiça, cuidar dos seus e ser o melhor do mundo (mais "politicamente correto", impossível!).
Os principais personagens do desenho:
"Pops Racer" (pai e construtor do carro)
"Speed Racer"
"Gorducho" (irmão) e "Zequinha" (seu inseparável macaquinho)
"Trixie" (namorada)
"Match 5" (carro equipado com: cinta protetora dos pneus, serras na frente, para-brisa à prova de bala, oxigênio e pe- riscopio para andar embaixo d'água, dentre outras "coisas")
"Sparky" (mecânico e "conselheiro")
"Corredor X" (não era da equipe mas um corredor misterioso. Era o irmão "secreto" de Speed que o ajudava a sair dos perigos criados pelos malva- dos adversários)
Vamos voltar aos tempos de infância e juventude assistindo trechos do desenho?
É só clicar nas telinhas abaixo.
====================================================================== V) ESTANTE DE LIVROS: BEST-SELLERS DOS ANOS 70 ("É MENTIRA TERTA" - "UM CRIME ADORMECIDO" - "CONFESSO QUE VIVI" - "CABEÇA DE NEGRO"
Em 1976 o programa de TV "Os Trapalhões" era exibido na TUPI (partir do ano seguinte, na GLOBO) com enorme sucesso. E da televisão para os quadrinhos foi um pulo: nesse mesmo ano a divisão infanto juvenil da BLOCH EDITORES ("Bloquinho TV) lançou o gibi com essa turma. Foi publicado até 1987.
1976
1976
1976
1977
1978
1977
1978
1979
1978
COM ESTA SEÇÃO DE COISAS DOS ANOS 70 ENCERRAMOS A ATUALIZAÇÃO DO BLOG. AQUITODAS AS PUBLICAÇÕES SOBRE ESSA DÉCADA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário